O corpo humano está sempre a expulsar nhanha pelo nariz, ouvidos, poros da pele, boca, intestinos ou bexiga. Ao fim de muitos anos são quilos e litros de substâncias pastosas, viscosas, amareladas ou esverdeadas em quantidade suficiente para encher piscinas ou camiões-cisternas.  Quem não tem estômago para maus cheiros e secreções pestilentas fica desde já avisado: este texto é uma nojeira do princípio ao fim.

 

 

A Lueji pediu à mãe para perguntar ao Bicho-Que-Morde porque quase todas as manhãs acorda com ramelas. Ele foi investigar e acabou a chafurdar em muitas outras imundices que todos têm, novos e velhos, ricos e pobres, princesas e chefes de Estado, eu, tu e, claro, também a Lueji. Descobre a seguir as 10 nojeiras que o nosso corpo liberta para limpar e proteger o organismo de bactérias, de fungos, de poluição, de insetos, de cáries ou simplesmente de oscilações da temperatura.

 

 

Peidos

O QUE É?
Gases que se formam a partir do ar engolido durante as refeições ou libertados ao longo do processo de fermentação dos alimentos no estômago. Um peido típico é composto por cerca de 59% de azoto, 21% de hidrogénio, 9% de dióxido de carbono, 7% de metano e 4% de oxigénio. Apenas 1% é gás sulfídrico e mercaptanos – que contêm enxofre – e causam mau cheiro.

 

PARA QUE SERVE?
Os microrganismos que vivem no intestino – bactérias, protozoários e fungos – ajudam a fermentar os alimentos difíceis de digerir, mas isso tem um preço. Após a fermentação, esses mesmos microrganismos libertam hidrogénio, gás carbónico e metano que têm de ser expelidos. Mas esses não são os gases da vergonha. O enxofre, presente em alimentos como a carne vermelha, é que é o responsável pelo pivete. Para derrotar as proteínas com enxofre, os microrganismos usam o hidrogénio, que, por sua vez, liberta o sulfeto de hidrogénio e esse sim, quando sai não passa desapercebido.


QUANTIDADES
Em média uma pessoa solta entre 12 e 25 peidos por dia, o equivalente a um 1 litro/1,5 litros. Segundo o blogue da revista Discover, se uma pessoa peidasse ininterruptamente durante 6 anos e 9 meses, produziria gases com energia equivalente à de uma bomba atómica.

 

 

Cera dos ouvidos

O QUE É?
Cera natural (cerúmen/cerume) composta por queratina e ácidos graxos (saturados e insaturados). É produzida pelas glândulas sebáceas e ceruminosas no canal auditivo.

 

PARA QUE SERVE?
Proteger e limpar o ouvido. Essa secreção além de lubrificante é ácida, o que ajuda a matar bactérias e fungos. É igualmente útil para repelir os insetos. Alguns especialistas suspeitam ainda que a cera também atue como antibiótico.

 

QUANTIDADES
Ainda ninguém calculou. Quem quer ser o primeiro?

 

Ranho

O QUE É?
Líquido transparente (muco) produzido pelas glândulas mucosas que revestem o nariz, a garganta e os pulmões. A ranhoca é composta principalmente por água, mas também por restos de células e ainda por uma proteína chamada glicoproteínas.


PARA QUE SERVE?
Humedecer as fossas nasais e bloquear a entrada de corpos estranhos no organismo, como bactérias e poeiras.


QUANTIDADES
Um litro é o que nariz produz em média por dia. E para onde vai esse ranho todo? Quando estamos constipados, o excesso é expelido ao assoar. Mas, nos dias normais, o muco viaja até à garganta e é engolido, sem disso darmos conta.

 

 

Pus

O QUE É?
Líquido geralmente amarelo rico em proteínas e produzido pelo organismo após uma infeção causada por bactérias ou fungos. É composto por glóbulos brancos, bactérias, proteínas, e outros elementos orgânicos. Às vezes, o pus pode ser esverdeado porque alguns glóbulos brancos produzem uma proteína antibacteriana verde chamada mieloperoxidase.
PARA QUE SERVE?
Combater infeções causadas por bactérias e fungos. 
QUANTIDADES
Muito variável e, como tal, difícil de quantificar. Em demasia pode provocar abcessos.

 

Chulé

O QUE É?
Transpiração dos pés misturada com bactérias e pele morta. As bactérias que produzem o chulé são as mesmas apodrecem parcialmente o queijo que comemos.
PARA QUE SERVE?
Indicar que há algo de errado com os hábitos de higiene. Os sapatos não são guardados em lugares ventilados, o tecido das meias tem muitas fibras sintéticas ou os dedos dos pés não são bem limpos após o banho.
QUANTIDADES
Mais uma vez, ninguém ainda teve coragem de fazer as contas.

 

 

Suor

O QUE É?
Líquido libertado por 2,5 milhões de glândulas sudoríparas (concentradas principalmente na cabeça, mãos e pés). É composto por de 99% de água e 1% de sais minerais. A transpiração não tem cheiro, o odor acontece apenas quando há contacto com bactérias e pele morta.
PARA QUE SERVE?
Regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas através dos poros.
QUANTIDADES
Depende de muitos fatores como stress, exercício físico, comida condimentada, idade, peso, excesso de roupa, temperatura ambiente, entre outras causas. Mas, em média, uma pessoa pode perder entre 4,5 e 7,5 litros de suor por dia. Em repouso, o valor diário oscila entre 600 ml e 1,5 litros.

 

Cuspo

O QUE É?
Substância líquida transparente libertada pelas glândulas salivares composta principalmente por água, proteínas e glicoproteínas. Dentro das glicoproteínas destaca-se a mucina, moléculas que tornam a saliva viscosa.
PARA QUE SERVE?
Protege a boca, os tecidos gastrointestinais e a orofaringe, localizada na faringe. Uma das principais funções é também controlar a quantidade de água no organismo. A ausência de saliva seca a boca e indica que está na hora de hidratar o corpo. A saliva também diminui a acidez na boca, ajudando a prevenir a cárie.
QUANTIDADES
Entre 1 e 2 litros de saliva por dia. A quantidade chega a 0,5 mililitros por minuto em estado de repouso e aumenta para até 5 ml/minuto durante as refeições.

 

Ramelas ou remelas

O QUE É?
São sobras de lágrimas concentradas nos cantos dos olhos. Essas partículas são formadas por fluídos lacrimais, poeiras e lipídeos, como ácidos graxos e colesterol. Quando estamos a dormir, as glândulas lacrimais reduzem a produção da parte aquosa, mas continuam a produzir muco e gordura que cristalizam perante a descida da temperatura corporal, usual durante o sono.
PARA QUE SERVE?
Evitar que as lágrimas escorreguem pelas bochechas é uma das funções, mas não a mais importante. Ao impedirem que o líquido escape, as ramelas ajudam os olhos a manterem-se húmidos.
QUANTIDADES
Ainda ninguém fez os cálculo, mas já existem medições para as lágrimas – entre 60 a 75 litros por ano.

 

Cocó e xixi

O QUE É?
As fezes são compostas por cerca de 70% de sólidos e 30% de fluidos. A urina tem água principalmente (95%), mas também ureia, ácido úrico, sal, entre outras substâncias.
PARA QUE SERVE?
Eliminar os resíduos que são extraídos dos alimentos e dos líquidos durante a digestão.
QUANTIDADES
Entre 400 a 500 gramas de fezes por dia. Tendo em conta esses valores, a produção de cocó numa semana seria de 2,8 kg. Num ano são 145 kg e ao fim de 75 anos são 7,7 toneladas – o peso de dois hipopótamos adultos. 

No caso do xixi, a média ronda 1,5 litros/dia por indivíduo. Significa que ao fazer 75 anos, uma pessoa já terá feito à volta de 41 mil litros de xixi, o suficiente para encher quatro camiões-cisternas.

 

 

Óleo / Sebo

O QUE É?
Óleo natural ou sebo, produzido pelas glândulas sebáceas e libertado através dos poros.
PARA QUE SERVE?
Manter a pele saudável e hidratada.
QUANTIDADES
Os valores oscilam consoante o peso, a altura, o sexo e as características da pele – seca, oleosa ou mista. As médias podem por isso variar entre 12 gramas/dia para uma mulher de estatura baixa e 29,1 gramas/dia para um homem corpulento. Arredondando a média para 20,39 gramas/dia, significa que no final de um ano são 7,41 kg e ao fim de 75 anos são 556 kg (611 litros).

 

 

Fontes consultadas: Megacurioso | Mundo Estranho | Revista Galileu | Revista Saúde | Hyperscience | BBC (1) | BBC (2) | Discovermagazine | Academia Americana de Oftalmologia | Superinteressante | Live Science | Globo | The Guardian | NYT |