Qual é coisa, qual é ela? Vê lá se és capaz…

Perguntas que são enigmas, que fazem pensar e são divertidas. Tanto faz jogar sozinho como em equipa. Há sempre respostas, umas evidentes, outras nem tanto. São puzzles, são armadilhas, às vezes são quadras, outras trava-línguas, mas põem sempre a imaginação a trabalhar. Ninguém sabe quem as inventou. Fazem parte da tradição oral. Quer dizer que chegaram intactas até aos dias de hoje porque os mais velhos contaram aos mais novos e os mais novos não as deixaram morrer.

Aqui ficam algumas adivinhas para despertar o bichinho.  Passa com o cursor do rato nos quadrados coloridos para leres as perguntas e carrega no botão de cada um deles para descobrires as respostas. Para passar ao jogo seguinte, basta carregares na seta [>] que aparece na lateral do painel. 

Atenção: esta apresentação só resulta em pleno no desktop, tablet ou portátil. No telemóvel, alguns textos podem aparecer cortados.

Artigos Recentes

Os Cinco: a aventura continua!

Há 78 anos, em maio de 1942, a escritora inglesa Enid Blyton publicou os «Cinco na Ilha do Tesouro». Foi nessa data que ficámos...

Porque é bom falar com as plantas?

Se é bom falar com as plantas, não é certamente por causa delas, que não têm ouvidos, olhos nem nariz para ouvir, ver ou...

Obrigado Ignaz Semmelweis!

Quantas vezes lavas as mãos por dia? Muitas mais do que antes, seguramente. Que remédio! A medicina pode até ter evoluído imenso, mas água...

O carteiro trouxe uma carta para ti

Muitas vezes – quantas vezes – a carta serve para dizer a quem está do outro lado que nada os irá separar. Aconteça o que acontecer.

A boneca perdida de Kafka

Esta é a história de como o escritor checo Kafka ajudou uma criança desconhecida a ultrapassar a perda da sua única boneca.

As 10 proibições de Salazar

Estas proibições são só uma amostra de como era a vida no pais de Salazar. Até o amor, os sonhos e as ambições eram controlados por decreto.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here