Apresentação

Site com conteúdos lúdicos e didáticos para crianças e adolescentes, mas também para adultos (pais, educadores e todos os interessados no crescimento intelectual, emocional, criativo e cívico dos mais novos). 

 O que tem? 

Tem histórias de gente, de bichos, de objetos ou de sítios para papás e filhotes, avós e netos, tios e sobrinhos lerem juntos ou sozinhos e quando lhes apetecer. Tem também as respostas às perguntas tão simples que toda a gente se esqueceu. Ou contas de tudo ou quase tudo. E ainda memórias guardadas nas coisas, nos lugares e nas infâncias de cada um. 

 Para quem é? 

Crianças e adolescentes a partir dos 7-8 anos, mas também adultos, que nunca perderam a curiosidade. 

 Qual o objetivo? 

Promover o gosto das crianças pela leitura individual ou na companhia de adultos e espicaçar a curiosidade delas para temas sobre desigualdades sociais, valorização de memórias, consciências cívica e ambiental, igualdade de géneros, direitos humanos, diversidade cultural, ciência, entre outros. 

Como está organizado? 

Tem quatro separadores + 1 subdomínio destinado aos adultos, estruturados da seguinte forma: 

 

Bichos-carpinteiros 

Quando alguém não consegue ficar quieto, vê-se logo que foi mordido por um bicho-carpinteiro. Essa gente está sempre a fazer coisas. Plantam árvores em terras inférteis, inventam fórmulas para desvendar mistérios do Universo ou compõem canções para mostrar que todos merecemos segundas oportunidades. 

 

Enciclopédia dos Porquês 

Porque são baixinhos os pigmeus? Porque é o inútil afinal útil e porque cheiram tão bem os livros? Não é preciso ser cientista ou entrar num laboratório para encontrar as respostas. Nem tão-pouco complicar. Basta explicar como as coisas são. 

 

 

Bichos no Sótão 

Brinquedos de corda, telefone fixo, socas de madeira, brilhantina, penicos, expressões em desuso, mezinhas ou trava-línguas não são apenas coisas velhas. Sempre que saem do sótão têm histórias para contar e memórias para partilhar. 

 

Bichinho das Contas 

Quantas vezes respiramos num único minuto e quantas notas cantam os passarinhos num só segundo? Quantas memórias cabem no cérebro ou quantas palavras estão nos dicionários? O Bichinho das Contas nunca para de contar. 

 

Cantinho dos Papás 

Todos os dias, um cientista descobre uma coisa incrível sobre os miúdos. E, depois, tudo se perde entre as centenas de investigações publicadas todos os anos. É por isso que existe o Cantinho dos Papás, um subdomínio do quebichotemoredeu.com onde está tudo catalogado por fichas, temas, datas e autores. E resumido ao essencial para não sofrer uma indigestão com o jargão dos cientistas.