BICHOS-CARPINTEIROS

InicioBICHOS-CARPINTEIROS

As mulheres também fizeram os Descobrimentos

Os Descobrimentos não foram proeza só de homens. Fica aqui o relato de quatro para prestar homenagem a todas que caíram no esquecimento.

Quizz show. 10 perguntas para celebrar Bordalo

Bordalo morreu há 116 anos, mas continuamos ainda hoje a rir das piadas dele. Está visto que não morreu nem nunca morrerá.

Conan Doyle. A luta pela inocência de Oscar Slater

Por diversas vezes, Conan Doyle usou a perspicácia de Sherlock Holmes para defender os injustiçados. O caso de Oscar Slater foi o mais longo.

Fernão de Magalhães: és de Portugal ou de Espanha?

Ao mostrar que a Terra é redonda e maior do que se imaginara, Fernão de Magalhães deixou de ser apenas português para ser do mundo inteiro.

Almada Negreiros. O homem que veio do futuro

O legado artístico de Almada Negreiros ficará sempre connosco. Por mais anos que passem, ele é e será o homem do futuro.

Pseudónimos. Elas com nomes deles

Ainda bem que estas mulheres ignoram as regras e os «bons costumes». Hoje, todas elas são reconhecidas como grandes nomes da literatura.

Cartilha Maternal. A revolução de João de Deus

Ricos e pobres, crianças e adultos puderam aprender e ensinar com a Cartilha Maternal. Até as mamãs podiam mudar o futuro dos filhos.

Nove sinfonias para os 250 anos de Beethoven

O Bicho que Morde também quis festejar os 250 anos de Beethoven, dedicando-lhe 9 sinfonias para lembrar que ele merece viver para sempre.

Dona Teresa. O 1º rei de Portugal foi, afinal, uma rainha

Dona Teresa lutou contra os mouros, a irmã, a Igreja e o filho, abrindo caminho à independência do Condado Portucalense.

As estranhas criaturas de Rosa Ramalho

Sem brinquedos nem escola, Rosa Ramalho moldou a terra dos campos e de lá tirou figuras pencudas, de bocas tortas e focinhos de porco. Estranhas criaturas estas que, muitos anos mais tarde, ganharam fama internacional.

Camões. Como quase nada sabemos sobre o maior poeta português

Há uma boa razão para tanto desconhecimento sobre a vida de Camões. Não existem documentos,para comprovar que andou por aqui, por África e pelo Oriente.

O voo das Seis Marias salvou centenas de vidas

Entre as décadas de 1960 e 1970, Seis Marias saltaram de helicópteros e socorreram debaixo de fogo os soldados obrigados a combater na guerra colonial.

A não perder