BICHOS-CARPINTEIROS

Inicio BICHOS-CARPINTEIROS

O Principezinho: a história por detrás do clássico

Tão cativante como a história de um Principezinho em busca de outros mundos, é também a viagem pelas aventuras de Saint-Exupéry.

A vida de Henrietta num frasquinho de laboratório

Henrietta encontrou curas para as doenças mais perigosas. Se não a conheces, está na hora abrir um frasquinho de laboratório e conhecer a história dela.

Chanel. A rapariga que não gosta de andar na moda

Coco Chanel não gosta de modas só porque sim. Ela baralhou as etiquetas sociais e entrou para a história da moda feminina.

A história de Ian é também a de todas as crianças

Nenhum aluno brincava com Ian, mas ele não desistiu até mostrar que, apesar da paralisia cerebral, não era diferente de todas as crianças.

Deixem passar a ambulância do barbudo

Pode até parecer que Abdul é milionário, mas foi a mendigar que conseguiu abrir hospitais, orfanatos ou abrigos para animais.

WILLIAM KAMKWAMBA. O rapaz feiticeiro que mudou a direção dos ventos

Bastou um livro de uma biblioteca para William tirar a sua aldeia da escuridão.

De parvinha Josefa não tem nada

Só porque pintava doces, frutas ou anjinhos, Josefa foi malvista na arte portuguesa.

O médico Lazowski derrotou os nazis com a ciência

Ao criar uma falsa epidemia de tifo, Eugene conseguiu que o exército alemão nunca mais perseguisse os judeus a viver na cidade dele.

Yayoi Kusama. As bolinhas curam todas as infâncias difíceis

Yayoi pinta, faz esculturas, usa lâmpadas, espelhos ou bolinhas para espantar as alucinações que a perseguem desde criança.

Paganini. A maldição de um talentoso violinista

Aviso geral à criançada: esta história não é para medricas. Depois não digam que não conseguem adormecer sem a luz acesa.

A não perder

Telescola. O professor da TV chegou à aldeia

Durante quatro décadas, os professores da Telescola levaram o 5.º e o 6.º anos a meio milhão de alunos que nunca pensaram ir além da 4ª classe.

Porque não há papel higiénico nos supermercados?

Muita gente levou quilos de papel higiénico para casa com receio que ele acabasse. Como o medo só gera ainda mais medo, outros tantos foram atrás.

Quantos vírus há na Terra (além do coronavírus 2, claro)?

Se alguém enfileirasse todos os vírus numa única linha, eles percorriam 100 milhões de anos-luz ou então dariam mil voltas à largura da Via Láctea.

Porque é que as zebras têm riscas?

Há pelo menos 18 teorias para explicar as riscas, mas nenhuma reúne o consenso dos cientistas. Este é um dos mistérios da Natureza.

Doces histórias preparadas na cozinha portuguesa

Com uma mão-cheia de refugiados, uma pitada do Oriente, uma casquinha dos franceses e um dedinho dos nórdicos se faz uma sobremesa portuguesa.