BICHOS-CARPINTEIROS

Inicio BICHOS-CARPINTEIROS

Camões. Como quase nada sabemos sobre o maior poeta português

Há uma boa razão para tanto desconhecimento sobre a vida de Camões. Não existem documentos,para comprovar que andou por aqui, por África e pelo Oriente.

O voo das Seis Marias salvou centenas de vidas

Entre as décadas de 1960 e 1970, Seis Marias saltaram de helicópteros e socorreram debaixo de fogo os soldados obrigados a combater na guerra colonial.

Querubim Lapa. Um anjo a espalhar arte pelas ruas

A história de um anjo será sempre para crianças. A história de Querubim Lapa, que contrariou tudo e deu um passo em frente é que já é para qualquer idade.

Júlio Verne é que tinha razão!

Júlio Verne (1828 - 1905) é muito mais do que um autor de ficção científica. Ao longo da sua obra literária, ele inventou um...

Obrigado Ignaz Semmelweis!

Quantas vezes lavas as mãos por dia? Muitas mais do que antes, seguramente. Que remédio! A medicina pode até ter evoluído imenso, mas água...

A boneca perdida de Kafka

Esta é a história de como o escritor checo Kafka ajudou uma criança desconhecida a ultrapassar a perda da sua única boneca.

A cuidar de todos somos mais fortes

Em momentos de crise, o melhor da humanidade vem sempre ao de cima. É um cliché, mas também é o que esta pandemia mais uma vez demonstra.

Catarina de Bragança. A alentejana que ensinou boas maneiras aos ingleses

Por ser católica, morena e rechonchuda, os ingleses não facilitaram a vida a Catarina de Bragança. Mas, foi com ela que ganharam bom gosto e elegância.

Uma mãe Wangari é tudo o que as árvores pedem

Wangari Maathai criou o Cinturão Verde, um movimento que se alastrou para outros países de África com mais de 50 milhões de árvores plantadas.

Bill Watterson. Três quadrados fora da caixa

Todas as manhãs, durante uma década, Bill Watterson contou uma história em três ou quatro quadrados para pensar fora da caixa.

De perto, toda a gente é esquisita

De perto, ninguém é normal. Quem nos conhece bem, sabe quais são as nossas esquisitices. E não é por isso que não gosta de nós.

De Israel com amor para o Irão

Nestas últimas semanas, as notícias têm mostrado como os líderes dos EUA e do Irão estão com vontade de começar uma guerra. Não é...

A não perder

Pseudónimos. Elas com nomes deles

Ainda bem que estas mulheres ignoram as regras e os «bons costumes». Hoje, todas elas são reconhecidas como grandes nomes da literatura.

Porque são os livros os melhores companheiros?

Os bons livros estão na praia, no jardim, no autocarro, connosco na sala de espera do dentista e até na casa de banho, se for preciso.

Mbube! Mbube! As brincadeiras das crianças em Africa

Pedrinhas, latas velhas, galhos ou trapos bastam para as brincadeiras das crianças em África provocarem gargalhadas e muita adrenalina.

Por que estão os pirilampos a desaparecer?

Se continuarmos a não prestar atenção aos pirilampos, eles irão deixar de brilhar na noite. Depois, só nos contos de fada voltaremos a vê-los.

Cartilha Maternal. A revolução de João de Deus

Ricos e pobres, crianças e adultos puderam aprender e ensinar com a Cartilha Maternal. Até as mamãs podiam mudar o futuro dos filhos.