BICHINHO DAS CONTAS

Inicio BICHINHO DAS CONTAS

Quantas línguas são faladas no mundo?

As contas andam à volta das sete mil línguas. Assobios, estalidos ou códigos secretos, são ricas as formas que povos encontraram para comunicar.

Quanto pesa a saudade?

Por muita que seja a saudade, não dá para pesá-la. Mas, com tantos significados, podemos escolher a que melhor nos convém em cada momento.

Quantos animais passeiam nas nossas cidades desertas?

Com os moradores enfiados em casa, há relatos a chegar de todos os cantos do planeta de animais selvagens a visitarem as cidades .

Quantos vírus há na Terra (além do coronavírus 2, claro)?

Se alguém enfileirasse todos os vírus numa única linha, eles percorriam 100 milhões de anos-luz ou então dariam mil voltas à largura da Via Láctea.

Quanto vale o sorriso de Mona Lisa?

A fama de Mona Lisa é o resultado de histórias, mitos, mistérios, crimes e, claro, também do talento e da técnica de Leonardo Da Vinci.

Alguém sabe quanto pesa um quilo?

Foram precisos séculos até se chegar a um entendimento, que hoje é um dos pilares da justiça social. Ninguém mais aceita dois pesos e duas medidas.

Quanto sal tem o mar?

Se um dia o homem usasse a engenharia para retirar todo o sal do mar precisaria de muito espaço para o armazenar. Esse sal,...

Quantos amigos conseguimos ter?

O coração pode até ser grande como um hotel. O problema é o cérebro. Ele tem espaço limitado para os amigos especiais. Só há lugar para poucos. Mas bons.

Quanto tempo leva uma ferida a cicatrizar?

Se o tempo cura todos os males, as feridas também precisam de tempo para sarar. Duas semanas é o que o corpo pede para tratar uma lesão.

Quantos insetos existem no planeta?

Nem os especialistas sabem quantas espécies diferentes há. As estimativas apontam para 2 mil milhões de insetos por cada humano.

Quanto frio faz no lugar mais frio?

Entre os cumes Argus e Fuji, na Antártica, a temperatura atingiu os -93,2 graus. Ninguém sobrevive nestas condições.

Quanta água doce há na terra?

Com a população a crescer e o climaa mudar, será que vamos ficar sem água? A resposta é… Não, mas só se formos capazes de gerir bem os recursos e evitar os desperdícios.

A não perder

Pseudónimos. Elas com nomes deles

Ainda bem que estas mulheres ignoram as regras e os «bons costumes». Hoje, todas elas são reconhecidas como grandes nomes da literatura.

Porque são os livros os melhores companheiros?

Os bons livros estão na praia, no jardim, no autocarro, connosco na sala de espera do dentista e até na casa de banho, se for preciso.

Mbube! Mbube! As brincadeiras das crianças em Africa

Pedrinhas, latas velhas, galhos ou trapos bastam para as brincadeiras das crianças em África provocarem gargalhadas e muita adrenalina.

Por que estão os pirilampos a desaparecer?

Se continuarmos a não prestar atenção aos pirilampos, eles irão deixar de brilhar na noite. Depois, só nos contos de fada voltaremos a vê-los.

Cartilha Maternal. A revolução de João de Deus

Ricos e pobres, crianças e adultos puderam aprender e ensinar com a Cartilha Maternal. Até as mamãs podiam mudar o futuro dos filhos.