BICHINHO DAS CONTAS

Inicio BICHINHO DAS CONTAS

Alguém sabe quanto pesa um quilo?

Foram precisos séculos até se chegar a um entendimento, que hoje é um dos pilares da justiça social. Ninguém mais aceita dois pesos e duas medidas.

Quanto sal tem o mar?

Se um dia o homem usasse a engenharia para retirar todo o sal do mar precisaria de muito espaço para o armazenar. Esse sal,...

Quantos amigos conseguimos ter?

O coração pode até ser grande como um hotel. O problema é o cérebro. Ele tem espaço limitado para os amigos especiais. Só há lugar para poucos. Mas bons.

Quanto tempo leva uma ferida a cicatrizar?

Se o tempo cura todos os males, as feridas também precisam de tempo para sarar. Duas semanas é o que o corpo pede para tratar uma lesão.

Quantos insetos existem no planeta?

Nem os especialistas sabem quantas espécies diferentes há. As estimativas apontam para 2 mil milhões de insetos por cada humano.

Quanto frio faz no lugar mais frio?

Entre os cumes Argus e Fuji, na Antártica, a temperatura atingiu os -93,2 graus. Ninguém sobrevive nestas condições.

Quanta água doce há na terra?

Com a população a crescer e o climaa mudar, será que vamos ficar sem água? A resposta é… Não, mas só se formos capazes de gerir bem os recursos e evitar os desperdícios.

Quanto vale, afinal, uma árvore?

Uma árvore vale muito mais do que qualquer fortuna de um milionário. Bastará lembrar que mantém o nosso planeta limpo e que, sem elas, não há vida.

Quantas profissões existem?

O mundo do trabalho é um labirinto parecido com um formigueiro cheio de galerias subterrâneas.

Quanto pesam as palavras?

Vejam se são capazes de resolver os exercícios que Bichinho das Contas inventou para calcular o peso das palavras.

Quanto pesa uma nuvem?

Parecem tão frágeis, que se desfazem ao mínimo sopro, mas, carregadinhas de água, as nuvens chegam a pesar centenas de toneladas.

Quantas cores veem os animais?

A visão adaptou-se de variadas maneiras para assegurar a sobrevivência.

A não perder

Quantas línguas são faladas no mundo?

As contas andam à volta das sete mil línguas. Assobios, estalidos ou códigos secretos, são ricas as formas que povos encontraram para comunicar.

Porque são os morcegos, afinal, os heróis deste filme?

Com a reputação danificada, nestes últimos meses, o Bicho Que Morde decidiu que está na hora de reabilitar a imagem dos morcegos.

Júlio Verne é que tinha razão!

Júlio Verne (1828 - 1905) é muito mais do que um autor de ficção científica. Ao longo da sua obra literária, ele inventou um...

Os Cinco: a aventura continua!

Há 78 anos, em maio de 1942, a escritora inglesa Enid Blyton publicou os «Cinco na Ilha do Tesouro». Foi nessa data que ficámos...

Porque é bom falar com as plantas?

Elas não têm orelhas, olhos nem nariz. Ou sequer pernas para fugir. Mas coordenam ataques, combinam estratégias de defesa e pedem socorro às companheiras.