Só mesmo os super-heróis têm os superpoderes que alguns extraordinários animais possuem para sobreviver em ambientes extremos. Viver eternamente, suportar pesos descomunais, derreter o corpo em água ou regenerar membros amputados parecem fantasias. Mas são bem reais e os cientistas estudam estas maravilhas da Natureza para aperfeiçoar tecnologias ou usar os seus segredos na medicina.

O ciclo da juventude do Turritopsis nutricula

superpoderes

Onde vive? Águas tropicais.

Espécie: é uma das cerca de 4 mil espécies de medusas conhecidas, descoberta em 1843 pelo zoólogo francês René-Primevère Lesson. Tem apenas dois centímetros.

Superpoderes: o Turritopsis nutricula, quando ferido, regenera-se e volta ao estágio inicial do seu ciclo de vida, podendo, por isso, viver para sempre. O mesmo acontece ao atingir a fase adulta – os seus tecidos rejuvenescem, retrocedendo até â infância. Depois de milhões de anos de evolução, esta criatura marinha conquistou um poder de cura único na Natureza, morrendo apenas quando devorada por predadores como anémonas, tubarões, pinguins ou tartarugas.

Qual é o super-herói com o mesmo superpoder? O incrível Huk.

Carrega aqui para descobrir como.
Bruce Banner nunca morre, nem mesmo quando se transforma no incrível Hulk, personagem criada pela revista americana Marvel Comic. Sempre que morre, abre-se uma porta verde na sua consciência, permitindo-o atravessar para uma nova dimensão e regressar à vida.

A liquidez do pepino-do-mar

superpoderes

Onde vive? Em todos os oceanos, principalmente em águas rasas, mas, por vezes, também a grandes profundidades. As 80 a 100 espécies de pepinos-do-mar verrucosos do género Holothuria são abundantes nos recifes de coral.

Espécie: são equinodermos – como as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar. Existem cerca de 1250 espécies conhecidas. Os fósseis mais antigos de pepinos-do-mar têm mais de 4 mil anos.

Superpoderes: altera o corpo do estado sólido para líquido, infiltrando-se por entre as fendas das rochas ou de orifícios dos corais. A capacidade para se liquefazer deve-se ao colagénio, um composto abundante que o pepino-do-mar controla através do sistema nervoso. Quando ameaçado, também consegue expulsar os seus órgãos internos. Ele derrama as suas viscosas entranhas para aprisionar o inimigo, podendo depois regenerar os órgãos muito rapidamente.

Qual é a personagem da BD com o mesmo superpoder? Homem-Hídrico (Hydro-man).

Clica aqui para descobrir as suas habilidades.
O Homem-Hídrico, um dos principais inimigos do Homem-Aranha, é capaz de se transformar numa substância aquosa para penetrar locais fechados como fechaduras ou ranhuras das portas e janelas. Ele assume o controlo de todas as suas células, podendo também fundir-se e manipular quantidades maiores de água, causando maremotos e tsunamis.

O diabólico escaravelho de ferro

Superpoderes

Onde vive? Oeste dos Estados Unidos.

Espécie: inseto Phloeodes diabolicus – como muitos membros da família, perdeu a capacidade de voar, mas fortaleceu o seu exoesqueleto.

Superpoderes: o escaravelho diabólico de ferro suporta cerca de 150 newtons de força, o equivalente a 39 mil vezes o peso do seu corpo. É qualquer coisa como um humano de 90 quilos suportar às costas 280 autocarros de dois andares. Nem mesmo um carro em cima dele o destruirá. O segredo da sua força está nas lâminas do abdómen, semelhantes a peças de puzzle, que se trancam ao ser atingido por forças gigantescas para evitar fraturas ou outro tipo de lesões. O seu exoesqueleto é, por isso, considerado o mais resistente do reino animal. Os cientistas estão convencidos de que, estudando a estrutura do seu exoesqueleto, poderão encontrar soluções para tornar as máquinas mais seguras e duráveis.

Qual é o super-herói com o mesmo superpoder? Super-Homem.

Clica aqui para descobrir as suas habilidades.
Segundo a escala de força dos super-heróis do site marvel.fandom.com, o Super-Homem pode levantar toneladas virtualmente ilimitadas, tendo conseguido inclusive puxar todos os planetas do sistema solar. 

A criopreservação da Rã-da-floresta

superpoderes

Onde vive? América do Norte, com populações mais numerosas no Alasca.

Espécie: Rana sylvatica, anfíbio de 51 a 70 milímetros de comprimento.

Superpoderes: no inverno, a rã-da-floresta congela mais de 60% do corpo, esperando pela primavera para despertar e recuperar as funções vitais. A hibernação pode durar até semanas com o coração parado e a respiração cutânea suspensa. Ela pode atravessar entre 10 e 15 ciclos de congelamento, sobrevivendo a temperaturas entre -9°C e -18°C. É graças à alta concentração de anticongelantes no sangue, como a glicose e a ureia, que a rã-da-floresta consegue baixar a temperatura do organismo e resistir ao frio extremo. O estudo do congelamento e descongelamento das suas células já foi de grande utilidade para a ciência médica, que usou os seus princípios na preservação de órgãos para transplante em pacientes humanos.

Qual é o super-herói com o mesmo superpoder? Homem de Gelo (Iceman).

Clica aqui para descobrir as suas habilidades.
O Homem de Gelo, nome de código de Bobby Drake, transforma a humidade do ar em gelo, podendo construir rampas para deslizar, barreiras para travar o inimigo e até asas para voar. O super-herói mutante do universo Marvel cria ainda projéteis e espinhos de gelo, que usa para atingir os seus alvos. O seu corpo também congela totalmente, embora não perca a maleabilidade necessária para travar combates corpo-a-corpo. Ao voltar à forma humana, recupera de todos os ferimentos.

Crédito da imagem da rã: Brian Gratwicke, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

Jiboia-constritora, a caçadora das trevas

Superpoderes

Onde vive? Regiões tropicais da América do Norte, Central e do Sul e em algumas ilhas no Caribe.

Espécie: serpente, membro da família Boidae

Superpoderes: tem um sensor de calor que ajuda detetar os movimentos das presas durante a noite. A jiboia alimenta-se de ratos, lagartos ou aves que ataca na escuridão e sem fazer qualquer barulho. A técnica usada para matar é conhecida por constrição e implica envolver e sufucar a presa. A boca é dilatável e a dentição serrilhada nas mandíbulas. A digestão é lenta, podendo estender-se por semanas, período durante o qual fica letárgica.

Qual é o monstro de Hollywood com o mesmo superpoder? O Predador.

Clica aqui para descobrir as suas habilidades.
O Predator, monstro alienígena do filme de ficção científica de John McTiernan, usa um sensor de calor infravermelho para encontrar e matar os soldados especiais comandados por Dutch Schaefer (Arnold Schwarzenegger). 

O bafo venenoso da Centopeia Dragão

superpoderes

Onde vive? Laos e norte da Tailândia.

Espécie: Desmoxytes purpurosea – batizada de centopeia dragão rosa-choque ou mangkorn chomphoo em tailandês – é uma das 12 mil espécies de milípedes conhecidas.

Superpoderes: as suas glândulas produzem e lançam nuvens de cianeto de hidrogénio altamente venenosas para quem ousar atacá-las, deixando um perfume de amêndoas no ar, que é aliás típico do cheiro a cianeto.

Qual é a anti-heroína da BD com o mesmo superpoder?  Dra. Pamela Lillian – Poison Ivy (Hera Venenosa).

Clica aqui para descobrir a sua história.
A doutora Pamela Lillian é uma botânica e bioquímica com uma dupla vida em Gotham City. Quando assume a identidade de Poison Ivy, ela usa um traje adornado com folhas e trepadeiras, tornando-se numa das várias inimigas de Batman, tal como Catwoman e Harley Quinn. Possuindo um toque venenoso, ela recorre a toxinas vegetais e feromonas controladoras da mente para defender o Ambiente e as espécies ameaçadas das ações desastrosas dos humanos. Embora os seus objetivos sejam nobres, Poison Ivy não olha a meios para conseguir o que quer.

Crédito da imagem da centopeia: Chulabush Khatancharoen, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

O grito surdo do golfinho

superpoderes

Onde vive? Oceanos e rios.

Espécie: animais cetáceos pertencentes às famílias Delphinidae e Platanistidae. Existem 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.

Superpoderes: em ambientes aquáticos escuros, os golfinhos, tal como os morcegos, orientam-se através de sons de alta frequência. As ondas sonoras batem nas presas e nos obstáculos, regressando na forma de ecos que são descodificados pelo seu cérebro. Nos golfinhos, este poder, denominado de ecolocalização, é ainda mais aguçado do que nos morcegos. A razão deve-se ao facto de o som se propagar 4 a 5 vezes mais rápido dentro de água do que pelo ar.

Qual é o super-herói com o mesmo superpoder? Banshee (Sean Cassidy).

Clica aqui para descobrir as suas habilidades.
Banshee é o super-herói mutante pertencente à geração dos X-Men, que possui um grito sónico capaz de causar vibrações e prejudicar o sistema auditivo dos humanos.

Os genes mágicos do axolote mexicano

superpoderes

Onde vive? Lagos da Cidade do México.

Espécie: Ambystoma mexicanum é uma das cerca de 500 espécies de salamandras conhecidas.

Superpoderes: se durante uma batalha com um predador, perder uma pata, um órgão ou a cauda, o axolote mexicano consegue regenerar ossos, vasos sanguíneos e músculos, revitalizando os membros amputados ou cicatrizando feridas sem deixar marcas. As salamandras são muito famosas pelo seu poder de cura, mas esta espécie, em particular, é a que vai mais longe, recuperando até a sua medula espinhal por inteiro, após sofrer uma lesão. O axolote está em perigo de extinção no seu habitat natural, levando os cientistas a preservá-lo em laboratório para, deste modo, tentar aplicar os seus superpoderes na medicina regenerativa. As investigações já permitiram descobrir que esta é a espécie com o maior genoma já identificado – dez vez maior do que o dos humanos. A sua proeza deve-se a grupo exclusivo de genes ativado em situações de stress que desencadeia o processo de regeneração.

Qual é o super-herói com o mesmo superpoder? Curt Connors, que assume a dupla identidade de Lizard (lagarto).

Clica aqui para descobrir a sua história.
Curt Connors é um geneticista que descobriu como manipular a capacidade regeneração dos lagartos. Esperando recuperar o braço direito amputado, ele testa a fórmula nele próprio, mas transforma-se inesperadamente num lagarto antropomórfico selvagem. Lizard é mais um poderoso inimigo do Homem-Aranha, que vive no subconsciente do cientista. O seu objetivo é substituir a população mundial por criaturas iguais a ele, mas Curt Connors tenta controlá-lo, procurando desesperadamente uma forma definitiva de se ver livre do seu alter-ego. 

Crédito da imagem do axolote: th1098, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Rena.  A sobrevivente na escuridão gelada do Ártico

superpoderes

Onde vive? Ocupa uma grande variedade de habitats que vão das zonas pantanosas à tundra ártica.

Espécie: mamífero da família dos cervídeos. Existem 53 espécie conhecidas.

Superpoderes: os olhos ficam azuis brilhantes no inverno para capturar mais luz durante o inverno do Ártico. A parte que muda de cor é o tapetum lucidum, uma camada reflexiva atrás da retina, que cães, gatos, vacas ou raposas também possuem. No caso das renas, o reflexo azul está associado a um aumento brutal da sensibilidade da retina, permitindo-lhe uma visão noturna ainda mais apurada para detetar predadores que se movem na escuridão. Na primavera, os olhos retomam a bela cor de castanho-dourado.

Qual é o super-herói com o mesmo superpoder? Peter Parker / Homem-Aranha.

Clica aqui para descobrir as suas habilidades.
O Homem-Aranha têm poderes incríveis que parecem inesgotáveis. Além da capacidade para antecipar ataques pelas costas, escalar prédios, lançar teias de aranha, levantar pesos descomunais ou resistir a elevadas radiações, o super-herói da Marvel desenvolveu também uma visão noturna apurada que lhe permite ver na total escuridão. 

Crédito da imagem do Homem-Aranha: CC BY-ND 2.0 

O fato térmico do hipopótamo

superpoderes

Onde vive? África subsariana.

Espécie: o hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius) ou hipopótamo-do-nilo é uma das duas únicas espécies não extintas da família Hippopotamidae – a outra é o hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis ou Hexaprotodon liberiensis)

Superpoderes: produz um filtro solar que é também um refrigerante natural, permitindo-lhe suportar o sol escaldante de África. O fluído libertado pela pele é composto por um pigmento vermelho e outro laranja – o primeiro contém um antisséptico destruidor de germes e o segundo absorve os raios solares. A sua fórmula é muito mais eficaz do que os protetores fabricados pelos humanos, mas tem uma terrível desvantagem: cheira muito mal…

Qual é o super-herói com o mesmo superpoder? Homem-Tocha.

Clica aqui para descobrir a sua história.
Membro fundador do Quarteto Fantástico, Johnny Storm ganhou os seus poderes após a nave em que viajava ser bombardeada por raios cósmicos. Quando se transformar em Homem-Tocha, é capaz de envolver o corpo em chamas e controlar qualquer fogo próximo com o poder da mente.

Descobre também outros animais com poderes extraordinários:

🦅Por que gostam os abutres de cadáveres?

🐷Por que são os porcos tão porcos?

🧛‍♀️Por que são os morcegos os heróis deste filme?