Impedir que o corpo acumule gorduras, prevenir doenças cardíacas, hipertensão, fortalecer os ossos ou combater os sintomas da depressão. Estes são alguns dos poderes de uma boa salada de vegetais ou de frutas.

FRUTAS, SALADAS DE VEGETAIS E DE LEGUMES

Abacate & tomate (ou abacate e cenoura crua) – Um abacate fresco com um molho de tomates alaranjados aumenta a absorção de carotenoides provitamínicos A. E por que é isso importante? Ao trabalharem juntos, os dois alimentos convertem as suas boas propriedades numa forma ativa de vitamina A. Segundo uma investigação, conduzida na Universidade de Ohio, Estados Unidos, o mesmo efeito pode também ser obtido com abacate e cenouras cruas. Além de propriedades antioxidantes, a vitamina A é essencial na promoção do crescimento, contribui para uma pele saudável, tem ainda uma importante função imunológica e benefícios para a visão.

Tomate & azeite – Juntar tomate e azeite é como um escorrega ultrarrápido para o organismo absorver o licopeno, o antioxidante do tomate, que previne hipertensão, doenças cardíacas, asma, cataratas, arteriosclerose ou uma vasta variedade de cancros (próstata, mama, ovários, pulmão, cólon e pâncreas).

Couve de Bruxelas & azeite – Uma das muitas vitaminas que estas couves em miniatura concentram é a vitamina K, responsável por regular a coagulação do sangue e vigiar a saúde dos ossos. Só que esta vitamina precisa de gordura líquida para nadar com desenvoltura e chegar onde é preciso. O azeite, por isso, apresenta-se como o melhor parceiro nessa tarefa de ajudar o organismo a absorvê-la.

Couve & amêndoas – Tal como muitos vegetais de folhas escuras, a couve tem boas doses de luteína e zeaxantina, antioxidantes que, ao se depositarem na retina, reduzem os danos da luz solar, protegendo a vista contra cataratas e degeneração macular, causadoras da cegueira. Além da vitamina K, a couve é igualmente rica em vitamina E, essencial para fortalecer o sistema imunológico e proteger contra o cancro. Qualquer um desses antioxidantes e vitaminas é solúvel em gordura, necessitando, por isso, de bons parceiros para deslizarem pelo organismo. É o caso da amêndoa, cheia de gordura monoinsaturada. E também de outras gorduras como abacate e azeite.

Beterraba & ovos – Combinar alimentos com betaína e colina reduz os níveis sanguíneos de homocisteína, um aminoácido produzido no corpo que degrada a saúde cerebral à medida que se envelhece, aumentando também o risco de complicações cardíacas. A betaína está presente nas beterrabas, espinafres, soja, camarão ou em alguns tipos de grãos como trigo, quinoa ou aveia. A colina pode ser encontrada em alimentos como gemas de ovos, fígados de vaca, de frango ou de vitela.

🍃

Salada de espinafres & pimentos amarelos – O espinafre contém ferro com fartura, mas apenas uma pequena quantidade consegue ser absorvida pela corrente sanguínea (entre 2% a 7%). Ao adicionar um alimento rico em vitamina C, aumenta-se dramaticamente a quantidade de ferro absorvido.

Abacate & espinafre – Não são apenas as cenouras que fazem bem à vista. Misturar abacate e espinafres na mesma refeição combate igualmente cataratas e cegueira. A gordura do abacate e a luteína dos espinafres são uma equipa imbatível para proteger a saúde dos olhos.

Abacates & batata doce – A batata doce tem muita vitamina A para dar, mas não vai com qualquer um. E o abacate, com as suas as gorduras monoinsaturadas, é dos poucos alimentos a que ela não resiste. Juntos, protegem a visão e promovem o crescimento celular.

Couve & manteiga de amêndoa – Poucos alimentos fornecem tantas vitaminas A e K como a couve, mas a sua absorção é muito mais acelerada através das gorduras monoinsaturadas da manteiga de amêndoa.

Nozes & folhas baby espinafre – Os benefícios da vitamina K, contida nas folhas baby, são largamente ampliadas pelos ácidos gordos das nozes, instigando a circulação sanguínea, crescimento celular e densificação dos ossos.

ARROZ E LEGUMINOSAS com…

Arroz & feijão – Arroz e feijão completam-se. Segundo as investigadoras da Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo, o arroz é rico em metionina – aminoácido com um poderoso antioxidante e uma fonte de enxofre – e o feijão, na quantidade certa, apresenta inúmeros benefícios, entre os quais, ajudar o sistema gastrointestinal a absorver mais cálcio dos alimentos e a favorecer o crescimento muscular. Combinados, têm ainda a vantagem de proporcionar a quantidade certa de todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo precisa (justamente aqueles que o nosso organismo não consegue produzir: fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina). Para a combinação resultar em cheio, será preciso sempre equilibrar uma dose de feijão para duas de arroz. O recomendado é ingerir 0,8 gramas de proteína por cada quilo no nosso corpo. Uma colher de sopa de feijão tem 0,82 gramas de proteína, enquanto uma de arroz contém 0,63 gramas.

Feijão & rúcula – A rúcula, com a sua vitamina C, favorece a absorção do ferro contido no feijão.

Feijão preto & pimentão vermelho – O ferro do feijão preto será muito melhor absorvido pelo organismo, se acompanhado com pimentão vermelho ou outros alimentos ricos em vitamina C. O ferro contido nos vegetais não é facilmente absorvido, como acontece com o ferro que se encontra na carne, daí precisar sempre de um bom aliado para percorrer o caminho até ao aparelho digestivo.

Escolhe no menu o que queres comer a seguir: