Ai o amor… O amor não faz só bem às pessoas, mas também aos alimentos, sabiam? Quando emparelhados com o parceiro certo, têm tudo para resultar. Um completa o outro, reforçando o valor nutricional de ambos, anulando os perigos e aumentando os benefícios para a saúde. O que mais se pode pedir? O Bicho-que-Morde colecionou estudos e recomendações de nutricionistas para proporcionar encontros felizes entre dois alimentos (e ocasionalmente mais um).

Há alimentis bem combinados para todos os momentos do dia, mas vamos começar pelos pratos principais e pelo toque de magia que as ervas e especiarias oferecem às refeições. Pequenos-almoços, lanches e snacks são igualmente importantes e, por isso, também há um capítulo especial para eles. Rematamos com saladas de vegetais, frutas, legumes, arroz e leguminosas para o menu ficar completo.

Mas, porque no amor e na alimentação acertar à primeira é uma sorte, há um capítulo final com 12 combinações desastrosas de alimentos a evitar.

Uma bela amizade para toda a vida

Se uns são ricos em vitaminas, minerais e proteínas, outros são bons a transportar essas boas energias para todo o organismo. Ambos precisam, por isso, de boas parcerias para chegarem longe. Estes são alguns dos melhores duetos que podem acontecer no nosso prato.

PEIXES E AVES com…

Brócolos & sardinha (atum e salmão também servem) – Os ácidos gordos (ómega-3) do salmão, atum, sardinha ou frutos secos e os brócolos estão no topo dos alimentos que mais benefícios trazem para as células do cérebro. Sozinhos são ótimos, mas juntos fazem maravilhas pela memória, capacidade de concentração ou de aprendizagem.

Salmão & espinafres – A dica é da nutricionista americana Joy Dubost, que propõe juntar ambos no mesmo prato para permitir aos espinafres facilitar mais rapidamente a absorção do cálcio e da vitamina D, presentes no salmão.

🍗🥔

Frango & batata doce – A batata doce tem vitamina A em fartura que só é plenamente absorvida pelo organismo se tiver a ajuda do zinco para metabolizar e transportá-la pelo corpo. E esse é o contributo do frango para esta combinação resultar.

Carapau & alho – Juntar carapau (ou outros peixes ricos em ômega 3) e alho ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol e a evitar os riscos de doenças cardíacas.

Atum & sumo de morango – O ácido elágico de um sumo de morango aumenta a capacidade de o corpo reter o ômega 3 do peixe, ajudando a reduzir o mau colesterol.

Salmão + salada de alface c/ agrião, brócolos e nozes – Uma salada de vitaminas A (agrião), D (salmão), E (brócolos) e K (alface) apenas produz o melhor resultado se existirem lípidos pelo meio. Essa é a função das nozes e da gordura do salmão.

ESPECIARIAS, ERVAS E CONDIMENTOS com…

Alecrim & carne vermelha – O ácido rosmarínico, os antioxidantes e o ácido carnósico do alecrim diminuem a quantidade dos agentes carcinogénicos da carne vermelha, sugere um estudo da Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos. O segredo está em marinar a carne com esta erva antes de atirá-la para a grelha.

Açafrão e pimenta preta – O açafrão tem poderosas propriedades anti-inflamatórias, mas não é fácil o organismo absorver este nutriente. Bastam umas pitadas de pimenta preta durante os cozinhados e a absorção acontece como que por magia.

Pimenta preta & batata doce – Batatas doces, laranjas, folhas verdes, cenouras ou abóboras são ricas em betacaroteno, um pigmento carotenoide antioxidante que ajuda a reduzir o risco de certos tipos de cancro, entre os quais o da mama e o do cólon. A pimenta preta, por seu turno, facilita a absorção intestinal desse antioxidante. Gengibre ou pimenta caiena produzem o mesmo resultado.

Açafrão & salmão – Salmão tem DHA, um ácido gordo essencial do grupo Omega 3, e o açafrão é um potente antioxidante. Combinados, ajudam a diminuir o crescimento de certas células que provocam o cancro da mama.

🧅🥖

Curcuma & cebola amarela – A curcuma é uma ótima fonte de curcumina, considerado um aliado de peso no combate ao cancro. As cebolas amarelas contêm quercetina, o que também ajuda a inibir o crescimento das células cancerosas. Este trabalho em equipa ajuda a reduzir os pólipos pré-cancerosos de cólon.

Vinagre balsâmico & pasta – O ácido acético do vinagre diminui a velocidade com que o organismo absorve a glicose presente no amido das massas, ajudando a controlar a fome e a tentação de comer fora de horas. Adiciona 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico num prato de massas ou de esparguete para estabilizar o açúcar no sangue.

Mostarda & brócolos (ou rabanetes) – Cozinhar os brócolos destrói a mirosinase (ou tioglucosidase), enzima que ajuda a converter o sulforafano, composto anticancerígeno, na sua forma ativa. Para evitar a degradação dessa enzima, os nutricionistas recomendam que se junte rabanetes crus, mostarda ou wasabi, que também contêm mirosinase.

Escolhe no menu o que queres comer a seguir: