
O cantinhodos Papás
Todos os dias, um cientista descobre algo incrível sobre os miúdos. No Cantinho dos Papás está tudo catalogado por fichas, temas, datas e autores. E mastigado ao essencial para não sofrer uma indigestão com o jargão dos cientistas.
-
Ócio: o direito subversivo à liberdadeJá sentiu culpa por se deixar levar pelo ócio? Não é fácil ceder quando tudo à volta nos impele a ser produtivos e orientados para objetivos.
-
Deixemos o silêncio banir o ruído das nossas vidasO mundo é um lugar barulhento. E o silêncio é a melhor forma de desligar o botão. Duas horas por dia é a dose certa para o corpo e para a mente.
-
Eles e elas. Um certo género de brincadeiraA biologia interfere nas preferências deles pelos carros e delas pelas bonecas. Ao contrário do rosa e do azul que condicionam escolhas e aprendizagens.
-
#Brincadeiras em tempos de coronavírusExplorar os hashtags #playathome e #brincaremcasa do Instagram, é descobrir crianças felizes com o tempo que ganharam dos papás.
-
De ecrã para ecrã. Jogos para unir famílias separadasPara que ninguém fique isolado nesta quarentena, propomos jogos e atividades para toda a família fazer através do Skype, FaceTime ou Hangout.
-
Crianças em casa. Kit de emergência para trabalharA estratégia para cada família não será encontrada da noite para o dia. Acima de tudo, exigirá paciência. Deixamos algumas sugestões práticas.
-
Dentro de casa. Brincadeiras para queimar energiasBrincar em casa é uma contingência destes tempos. Ficam aqui ideias feitas de almofadas, baldes, caixas ou meias para as crianças gastarem as energias.
-
Um marido, uma nora e uma sogra = sarilhos a dobrarSe uma teme perder o lugar de mãe, a outra precisa de conquistar o seu espaço no casamento.
-
As 1001 utilidades do humor no dia-a-diaO cérebro perde a capacidade de cumprir tarefas intelectuais, mas o riso e criatividade melhoram com a idade.
-
Quem está aí? É o medo da escuridãoO medo que a criança tem da escuridão não é muito distante do medo dos adultos pelo desconhecido.
-
Quanto mais faz o brinquedo, menos faz a criançaBrinquedos simples estimulam a mente, o corpo e imaginação. E muitos brinquedos comprometem a qualidade da brincadeira.
-
Guia para escolher brinquedos espetacularesPara facilitar a tarefa dos adultos, aqui fica um um manual com diretrizes e sugestões para escolher brinquedos adequados para crianças.
-
O toque mágico nas relações humanasNa era do touch screen, o toque está a desaparecer, mas é o que faz a diferença no combate às dores físicas, depressões ou traumas emocionais.
-
Elas e eles: a Matemática trata todos por igualDe tanto repetir que os rapazes são melhores, o estereótipo minou a autoconfiança e o desempenho delas a Matemática.
-
O bicho da Matemática desmascarado pela ciênciaDesde cedo o gosto pelos números e contas tem de ser estimulado através da música, dos jogos e brincadeiras.
-
Terapia verde. Duas horas ao dia e é o que bastaUm par de horas por dia ao ar livre combate a miopia, melhorar o desempenho escolar, a autoestima e muito outros aspetos que se prolongam na vida adulta.
-
Mudar as cidades pelo bem das criançasDeixar as crianças andarem ao ritmo delas, parando aqui, cheirando acolá, brincando com quem se cruza no seu caminho. Será pedir muito?
-
O invisível poder dos amigos imagináriosOs amigos imaginários estão presentes nas horas boas e más. Se isso não é verdadeira amizade, tudo o resto é fantasia.
-
Avós e netos. Amor paga-se sempre com amorAvós e netos só resultam na dose certa. Quando o convívio é diário, todos ficam a perder.
-
Fácil, difícil ou assim-assim: que tipo de criança tem em casa?Saber reconhecer que tipo de criança se tem lá em casa é meio caminho para saber lidar com elas.
-
Praticar o bem para ativar o circuito neurológico da bondadeFazer o bem sem olhar a quem não é uma beatice impingida pelas religiões. É um facto científico, que traz benefícios na saúde.
-
Diz-me que criança és e dir-te-ei como serásOs sinais que os bebés revelam logo nos primeiros meses podem ser muito mais do que fases passageiras.
-
As lições da ciência para as crianças comerem fruta e legumesEstes são os melhores truques da ciência para pôr as crianças a gostar de alimentos saudáveis.
Ócio: o direito subversivo à liberdade
Já sentiu culpa por se deixar levar pelo ócio? Não é fácil ceder quando tudo à volta nos impele a ser produtivos e orientados para objetivos.
Deixemos o silêncio banir o ruído das nossas vidas
O mundo é um lugar barulhento. E o silêncio é a melhor forma de desligar o botão. Duas horas por dia é a dose certa para o corpo e para a mente.
Eles e elas. Um certo género de brincadeira
A biologia interfere nas preferências deles pelos carros e delas pelas bonecas. Ao contrário do rosa e do azul que condicionam escolhas e aprendizagens.
#Brincadeiras em tempos de coronavírus
Explorar os hashtags #playathome e #brincaremcasa do Instagram, é descobrir crianças felizes com o tempo que ganharam dos papás.
De ecrã para ecrã. Jogos para unir famílias separadas
Para que ninguém fique isolado nesta quarentena, propomos jogos e atividades para toda a família fazer através do Skype, FaceTime ou Hangout.
Crianças em casa. Kit de emergência para trabalhar
A estratégia para cada família não será encontrada da noite para o dia. Acima de tudo, exigirá paciência. Deixamos algumas sugestões práticas.
Sobre o Cantinho
O Cantinho dos Papás é um subdomínio do quebichotemordeu.com. Neste espaço colecionamos estudos científicos e temas sobre crianças e família, que possam vir a interessas a todos os adultos, sejam eles pais, avós, tios, padrinhos, educadores de infância ou professores.