De ecrã para ecrã. Jogos para unir famílias separadas

E, de repente, vivemos na mesma cidade, mas é como se um oceano estivesse entre nós. Felizmente as tecnologias permitem unir avós e netos, pais separados e filhos, parentes e amigos. Para que ninguém fique isolado nesta quarentena, propomos uma série de jogos e atividades para toda a família fazer através de plataformas gratuitas como o Skype, FaceTime ou Google Hangout. Escolham uma boa hora do dia para ligar o computador ou o tablet e divirtam-se. Chegará o dia em que iremos sair de casa para dar todos os beijinhos e abraços por agora adiados.

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Microfone desligado

Os jogadores da equipa 1 desligam o microfone do Skype ou do Facetime e um deles diz pausadamente uma palavra. Os jogadores da equipa 2 tentam adivinhar. Continuem com mais 4-5 palavras e troquem de papéis. Ao fim de uma ronda, encontra-se o vencedor e o jogo recomeça.

O que aconteceu depois?

O jogador 1 tem 1 minuto para contar uma história. Ao fim desse tempo, nomeia o próximo  jogador que deverá continuar a narrativa. A história tem de prosseguir enquanto houver jogadores que não foram ainda nomeados ou até alguém terminar a história. Fim. 😉

Palavras ocultas

Os jogadores da equipa 1 escolhem uma palavra representada num conjunto de traços a corresponder as letras que foram ocultadas. Os jogadores da equipa 2 devem dar palpites de letras que julgam estar na palavra oculta. Cada vez que acertam, a letra é colocada na posição correta. De cada vez que erram, é desenhado um membro do homem-palito. O jogo termina quando a palavra for descoberta (vitória) ou quando todas as partes do homem palito estiverem desenhadas (derrota).

Toda a verdade

Cada jogador tem dois grupos de cartões – num deles está escrito «Eu já» e noutro «Eu nunca». Os jogadores perguntam, à vez, «quem nunca?». Os outros devem levantar o cartão com a sua resposta e guardá-lo à parte. Quem, ao fim de algumas rondas (dependendo do tamanho das equipas), tiver mais cartões com «Eu já», ganha.
Fiquem sentados em meia-lua para que todos se vejam. Façam perguntas divertidas que permitam contar as histórias associadas às perguntas.
Exemplos:

Quem nunca…

    1. Ficou preso no elevador?
    2. Partiu um osso?
    3. Fez uma careta ou deitou a língua de fora nas costas de uma pessoa?
    4. Acordou e não conseguiu mexer-se?
    5. Pensou que se iria afogar na praia?
    6. Chorou durante um filme?
    7. Teve medo de ir à casa de banho à noite?
    8. Leu um livro inteiro de uma assentada?
    9. Se zangou com o melhor amigo?
    10. Partiu alguma coisa na casa de um amigo e não contou a ninguém?

    11. Mentiu em jogos de perguntas e respostas?
    12. Colou pastilha elástica na cadeira do cinema?
    13. Deu um pum e fingiu que não era nada com ele?

    14. Acordou uma pessoa porque estava a ressonar?
    15. Comeu um pacote de batatas fritas de uma só vez?
    16. Adormeceu numa aula?
    17. Trancou uma pessoa num quarto?
    18. Assustou alguém pelas costas?
    19. Vestiu uma camisola ao contrário?
    20. Viu o vídeo com a música Gangnam Style?
    21. Cantou no banho?
    22. Riu de uma piada sem piada?

    23. Fingiu estar doente para ficar em casa?
    24. Beijou uma foca?
    25. Teve medo do escuro?
    26. Apanhou um ralhete da professora?
    27. Usou uma camisola interior dois dias seguidos?
    28. Tentou comer uma bola de gelado numa única dentada?
    29. Trepou uma árvore?
    30. Usou as mangas para limpar a boca?

    31. Pescou um peixe?
    32. Riu quando era preciso ficar sério?

Ficção e realidade

Um jogador diz três factos sobre a sua vida. Um deles é mentira. Os restantes jogadores discutem entre eles qual é o facto que não é verdade. É um bom jogo para descobrir as coisas incríveis que os pais e os avós já fizeram. São bem capazes de descobrir verdades inacreditáveis.

Vincos no papel

Pesquise na internet como fazer um cisne, um barco, um chapéu, etc. Ensine aos outros como fazer passo-a-passo. Há muitos sites onde encontrar tutoriais.
Encontre alguns exemplos nestes sites: Cisne | Barco | Avião | Cabeça de cão, tulipa e borboleta | Peixe | Árvore de Natal | Catavento (não é origami porque são precisos outros materiais, mas é igualmente uma aula divertida) | Abre-e-Fecha |
Sugestão: visitem o site para crianças e adolescentes Krokotak. Ha dezenas de vídeos-tutoriais para aprender a fazer brinquedos em papel muito originais no separador creative ativities paper toys.

O mundo é bizarro

Neste jogo não há vencedores nem perdedores. Uma simples pergunta é o gatilho para libertar a imaginação e mergulhar no fantástico mundo da fantasia. Lancem cenários surpreendentes, absurdos e misteriosos e vejam como crianças e adultos serão capazes de criar enredos dignos de best-sellers.
Exemplos:
    1. E se, de repente, acordasses e descobrisses que eras a única pessoa na Terra?
    2. Se pudesses mudar uma regra em casa, qual seria?
    3. Se pudesses dizer uma frase que seria ouvida por todo o planeta qual seria?
    4. Se não tivesses de dormir, o que farias durante as noites?
    5. Se pudesses voar, para onde voarias?

    6. Se pudesses escolher um superpoder, qual seria?
    7. Se encontrasses uma mala com um milhão de euros, o que farias?
    8. Se pudesses viver num outro país, qual seria?
    9. Se só pudesses comer um alimento, qual seria?
    10. Se pudesses curar uma doença, qual seria?
    11. Se pudesses entrar dentro dos espelhos, o que encontrarias?
    12. Se pudesses falar com um elefante, o que perguntarias?
    13. Se tivesses de mudar de nome, qual escolherias?

    14. Se pudesses sentar à sombra de uma árvore no meio de uma floresta, quem gostarias que estivesse contigo?
    15. Se pudesses convidar alguém famoso para jantar quem seria e porquê?
    16. Se fosses sugado por um buraco negro, o que encontrarias do outro lado?

    17. Se a gravidade desaparecesse da Terra, o que farias para ficar agarrado ao chão?

Entre a espada e a parede

É um jogo popular nas festas em que as pessoas são desafiadas a escolher uma de duas opções.  A ideia é que as duas hipóteses sejam igualmente aliciantes ou arrepiantes para dificultar a escolha. Incentivem os jogadores a justificar as decisões. Aqui ficam alguns exemplos para inspirar.
O que preferes?
    1. Ser um detetive ou um piloto de avião?
    2. Dançar ou cantar?
    3. Ser incrivelmente engraçado ou superinteligente?

    4. Ser um cantor pop ou um mestre do desenho?
    5. Ser um bruxo ou um super-herói?
    6. Escovar os dentes com sabão ou beber leite azedo?
    7. Ser um inventor ou um escritor?
    8. Ter uns binóculos ou um microscópio?
    9. Nadar ou correr?
    10. Ser pirata ou astronauta?
    11. Ser bom a matemática ou bom nos desportos?
    12. Morar ao pé de muitas árvores ou junto ao mar?
    13. Ter 10 brinquedos à tua escolha ou o quarto decorado à tua maneira?
    14. Voar num tapete voador ou navegar num submarino de vidro?

    15. Ser invisível ou trepar prédios, paredes e tetos?
    16. Comer uma cebola ou um limão inteiro?
    17. Ficar do tamanho de uma formiga ou do tamanho da Torre Eiffel?
    18. Comer um prato inteiro de esparguete sem molho ou só beber o molho sem esparguete?
    19. Comer o hambúrguer mais delicioso do mundo e nunca mais poder comer outro ou ter uma hamburgueria perto de casa com hambúrgueres assim-assim?
    20. Ter um gato do tamanho de um elefante ou um elefante do tamanho de um gato?

    21. Saltar para qualquer foto e instantaneamente entrar naquele lugar ou tirar fotos do futuro?
    22. Comer um gelado com sabor a sardinhas ou gelatina de brócolos com agrião?
    23. Comer uma aranha peluda ou ter 50 aranhas peludas em cima de ti?
    24. Viver num barco ou numa cabana no meio da floresta?
    25. Nunca mais comer queijo ou nunca mais comer batatas fritas?
    26. Passar o dia num jardim ou num museu?
    27. Trabalhar sozinho ou em equipa?
    28. Ter um presente no valor de 2 euros todos os dias ou um presente por ano no valor de 200 euros?
    29. Comer gelados todos os dias ou um ter gelado batizado com o teu nome?

    30. Conseguir que os animais entendam o que dizes, mas tu não os entendes ou entender o que eles dizem, mas eles não te entendem?
    31. Lembrar de todas as conversas que tiveste ou de todos os livros que já leste?
    32. Vinte picadas de uma melga ou uma picada de abelha?
    33. Uma casa com teto de vidro ou uma casa com paredes de ardósia para desenhar?
    34. Controlar os sonhos ou colocar os manuais debaixo da almofada e aprender a matéria da escola?

    35. Esquiar na neve ou esquiar na água?

Qual é coisa, qual é ela?

Pesquise adivinhas e faça uma sessão em família. Todos podem responder. Poderá encontrar algumas adivinhas neste artigo do quebichotemordeu.com: «Qual é coisa, qual é ela, vê lá se és capaz?»

Porta-aviões ao fundo

O que vai precisar: papel quadriculado para desenhar uma quadricula e uma frota composta por navios, submarinos e porta-aviões. O jogo é para ser jogado com duas pessoas.
Encontra aqui todas as instruções.

Um clássico da adolescência

Cada jogador traça numa folha de papel uma linha horizontal onde escreve várias categorias. Exemplos: países, animais, profissões, músicas, órgãos do corpo humano, objetos, filmes, etc. Cada categoria está dividida por uma linha horizontal.
Com o esquema feito, o jogador 1 diz em voz alta a letra «A» e continua a dizer em silêncio as restantes letras do alfabeto até o jogador 2 dizer «Stop!».  O jogador 1 tem de dizer a letra  em que estava nesse preciso momento.
Se calhou a letra «P», todos os jogadores têm de preencher a grelha com palavras que comecem com essa letra.
Exemplo: Polónia (país); pardal (animal); padeiro (profissão); pâncreas (corpo humano), panela (objeto), etc. Quem preencher primeiro todas as categorias com essa letra – neste caso, o P -grita «Stop!» e os outros têm de parar. A pontuação é a seguinte:
  • 20 pontos – foi o único a preencher a categoria em causa;
  • 10 pontos – a palavra da categoria só foi escolhida por si;
  • 5 pontos – a palavra nessa categoria foi escolhida por mais de um jogador;
  • 0 pontos – não preencheu a categoria.
Ganha quem juntar mais pontos.

Passa-me o leite, por favor

As crianças mais pequenas vão adorar organizar um lanche com chazinho, bolinhos e pães-de-leite e convidar os avós. Tudo o que eles precisam levar é uma chávena, um pires e entrar na fantasia.

Cozinha desarrumada

Os pais podem combinar com os avós uma sessão de culinária. Definam previamente uma receita simples, reúnam os ingredientes e os utensílios e deixem a avó ensinar os netos a fazer um bolinho. O avô pode ajudar. A sessão precisará sempre de vigilância dos pais. Os filhos vão precisar de ajuda para manusear objetos cortantes e supervisão nas atividades ao fogão ou com o forno. É uma boa oportunidade para ensinar as crianças sobre os perigos e os comportamentos seguros na cozinha.

Bom dia alegria!

Conseguir que os miúdos fiquem quietos à mesa até acabarem o pequeno-almoço  pode ser tarefa extenuante. Se os vídeos são como um íman para sugar a atenção deles, experimentem ligar o ecrã e iniciar um chat com os avós – eles podem fazer perguntas, mostrar alguns objetos antigos que têm em casa, usar peluches para sessões de teatro de fantoches, pedir bocadinhos de torrada que os netos oferecem, experimentar chapéus, cachecóis, colares, lenços, barbas e outras tantas atividades que, certamente, vão encher as duas casas de alegria logo pela manhã.
Nota: procure manter o contacto visual, não cedendo muito à tentação de olhar para a sua própria imagem. Use muitos gestos e fique perto da câmara, mas não tão perto que impeça os miúdos de verem as suas mãos. E não tenha medo de se mexer.

Não apaguem ainda a luz!

Os avós podem alternar com os pais e ler histórias aos netos antes de dormirem. As crianças mais velhas podem gostar de ser elas a ler para mostrar com orgulho aos avós as suas habilidades.

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Se é neste momento um pai em regime de teletrabalho, este artigo é para si: «Crianças em casa. Kit de emergência para trabalhar»

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