Guia para escolher brinquedos espetaculares

Para facilitar a tarefa dos pais (e de todos os adultos), a PennSateExtension, uma organização americana que procura difundir as boas práticas suportadas em estudos científicos, elaborou um manual com diretrizes e sugestões de brinquedos adequados para crianças.

 

 

O primeiro passo é descobrir se o brinquedo é seguro, adequado e apelativo para as crianças. Tente responder às seguintes perguntas.

1 – A segurança

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O brinquedo é feito de material resistente o suficiente para aguentar muitas horas de brincadeira?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O brinquedo dispara ou atira coisas que podem ferir os olhos de uma criança?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O brinquedo faz ruídos altos que podem prejudicar a audição de uma criança?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O rótulo de um brinquedo pintado é “não tóxico”?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O brinquedo é fácil de lavar e manter limpo?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O brinquedo funciona bem?

Se o produto passou no seu teste de segurança, pergunte agora como ele seria usado nas mãos das crianças.

2 – A utilidade

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]As crianças podem usar este brinquedo de diferentes maneiras?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O brinquedo joga pelas crianças ou elas podem decidir como brincar com ele?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]O brinquedo é adequado para a idade da criança?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]As crianças de outras idades poderão usar este brinquedo?
[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Existe algo no brinquedo que possa causar tensão ou stress para as crianças ou para os adultos?
3 – Brinquedos a evitar

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Brinquedos com música e sons, como bonecas, animais de peluche, telefones ou livros que falam, cantam, dançam ou pulam quando um botão é pressionado.

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Jogos de computador portáteis com os quais as crianças brincam sozinhas; jogos de computadores que debitam as letras do alfabeto, as cores, os números ou façam sons de animais.

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Brinquedos que ensinam violência como armas, bonecos de lutadores profissionais, bolas feitas para se parecerem com bombas, brinquedos de filmes ou programas de TV de terror.

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Brinquedos que não permitem as crianças decidirem como brincar com eles como moldes de massa para fazer formas de uma única maneira ou brinquedos de construção que só podem ser construídos de uma maneira.

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Brinquedos vinculados a programas de TV, filmes, músicas e videojogos para adolescentes ou adultos, como bonecos a reproduzir estrelas adolescentes da música pop com piercings e tatuagens.

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Brinquedos relacionados com publicidade, doces e alimentos não saudáveis tais como produtos com o nome ou o logotipo de restaurantes de fast food, livros ou jogos baseados em nomes de marcas ligadas a produtos com alto teor de sal e açúcar.

[dropcap style=”flat” size=”0.4″][/dropcap]Brinquedos de plástico causam danos à saúde das crianças e ao ambiente. Não compre brinquedos que não identifiquem o n.º do plástico contido. Evite o PVC e o BPA (com Plástico #7 na sua composição). Opte por brinquedos totalmente livres de ftalatos ou feitos de madeira de qualidade (não aglomerados).

E agora, os nomeados para as Grandes Escolhas são…

 

 

[label type=”important”]Jogos de faz-de-conta[/label] Brinquedos que ajudam as crianças a desenvolver as suas ideias, tais como blocos, carrinhos, camiões, aviões, barcos, roupas para vestir bonecos, quintas com animais, animais de floresta, insetos, bonecas, peluches, kits de ferramentas ou de instrumentos médicos, casas de bonecas, fantoches, adereços para montar um restaurante, uma loja, um posto de correios, entre outros.

 

[label type=”important”]Jogo de objetos pequenos[/label] Brinquedos para crianças a partir dos três anos para usar os pequenos músculos das mãos e dos dedos. Brincar com pequenos objetos ajuda também a criança a desenvolver aptidões na matemática e ciências. Estes brinquedos incluem conjuntos de construção, blocos, cubos, peças que se encaixam, puzzles, entre outros.

 

[label type=”important”]Jogos de arte[/label] Materiais para as crianças usarem como quiserem, tais como tintas, papel de todos os tamanhos e cores, lápis de cera, marcadores, tesouras de segurança infantil, cola, argila, plasticina, entre outros.

 

[label type=”important”]Jogos físicos[/label] Ajuda as crianças a usar os músculos dos braços e pernas. Estes brinquedos incluem bicicletas, brinquedos de equitação, bolas, bastões, cordas de saltar, jogos de equilíbrio, adereços para escalar ou túneis para explorar.

 

[label type=”important”]Jogos de paciência[/label] Ensinam as crianças a seguir regras, esperar pela sua vez ou encontrar soluções para problemas e enigmas. Este tópico inclui jogos de tabuleiro, jogos de cartas e outros jogos que os pais podem improvisar com os filhos.

 

Medidas de precaução

Todos os itens usados ​​para crianças com menos três anos e qualquer criança ainda com o hábito de colocar brinquedos na boca devem ter no mínimo o tamanho de uma moeda de dois euros. Bolas e brinquedos arredondados devem ter pelo menos 60 centímetros de diâmetro. Os brinquedos devem atender aos padrões da União Europeia.
Quaisquer brinquedos ou jogos rotulados como impróprios para crianças com menos de três anos não devem ser usados. Outros itens que representam um risco para a segurança das crianças e não devem estar ao seu alcance são baterias do tipo de botão, ímanes, sacos de plástico, moedas, balões, luvas de látex, entre outros.
Este artigo só fica completo com a leitura de:

Quanto mais faz um brinquedo, menos faz a criança.

Artigo anteriorQuanto mais faz o brinquedo, menos faz a criança
Próximo artigoQuem está aí? É o medo da escuridão