Tudo, tudo é um exagero, obviamente, mas muito do que já criámos não seria possível sem um ou mais elementos da tabela periódica. E também quase tudo o que ainda iremos inventar só se tornará real usando os elementos químicos da tabela periódica. Dos foguetões lançados no Espaço, aos relógios atómicos, passando pelas lentes de telescópios, implantes dentários, trilhos de comboio, cremes de barbear, agulhas de seringa ou até catalisadores para reduzir a poluição dos carros. Isso e muito, muito mais entrou na nossa vida porque a Natureza nos oferece uma poderosa caixa de ferramentas que nos faz avançar para o futuro.

👨‍🔬

Não é à toa que a tabela periódica está em todos os manuais de Química, afixada nas salas de aulas e pendurada nos laboratórios. Desde 1865 – quando o químico russo Dmitri Mendeleev publicou a primeira versão – ela cresceu de 63 elementos até aos atuais 118, os últimos quatro acrescentados em 2012. Haverá mais ainda para descobrir, não apenas na Natureza, mas sobretudo entre os que ainda podem vir a ser sintetizados em laboratório.

Juntos, os elementos químicos refletem o conhecimento científico, a História, a Geografia e até um perlimpimpim de magia. Sabiam, por exemplo, que o alquimista alemão Henning Brand ao querer transformar a urina em ouro, descobriu o fósforo, usado hoje para tratar a osteoporose ou a artrite reumatoide? A tabela periódica é, por isso, um testemunho de todos os nossos sonhos, além de ser também uma bela homenagem aos cientistas.

Os nomes dos elementos, por mais bizarros que pareçam, contam as aventuras dos impossíveis que se tornaram possíveis. Cúrio é o elemento químico que ganhou o nome de Marie e Pierre Currie, os primeiros a estudar a radioatividade. Lise Meitner, que ajudou a descobrir a fissão nuclear, foi a segunda mulher homenageada na tabela periódica quando o meitnério foi descoberto em 1982 pelos alemães Peter Armbruster e Gottfried Muzenber.

Nem só de cientistas está preenchida a tabela periódica – Sol, Lua, Terra, Úrano, Neptuno e Plutão são os planetas e os astros do sistema solar aqui representados. Muitos países foram também incluídos – Polónia, Alemanha, EUA, Rússia,Francça o Chipre – e até uma misteriosa vila sueca, Ytterby, consta desta tabela por ter sido o lugar onde quatro elementos – ítrio (y), ébrio (Er), térbio (Tb) e itérbio (Yb) – foram descobertos.

Há muitas mais histórias incríveis guardadas na tabela periódica. O Bicho-que-Morde reúne aqui uma boa parte dos elementos químicos, mostrando que as suas utilidades são praticamente inesgotáveis. São mais de uma centena, mas não é preciso ler tudo de uma assentada! É para se descobrir aos bocadinhos e consultando quando for preciso. Ou, então, para ler ao calhas. Qualquer elemento que vos calhe na rifa será sempre uma descoberta de deixar o queixo caído! Irão ver como faz sentido, afinal, aprender na escola quantos protões tem o potássio, o peso atómico do bário ou o símbolo químico do nitrogénio.

Código de leitura

tabela periódica

Tabela periódica
Utilidades por combinar bem com a maioria dos elementos da tabela periódica, tem imensas aplicações na indústria – do amoníaco para fertilizantes ao combustível de naves espaciais. O que está mesmo na moda é o seu uso em transportes para produzir energia limpa. Há muita gente esperançosa com a possibilidade de o hidrogénio poder vir a ser o combustível do futuro para carros, aviões ou barcos.
Utilidades pilhas, cerâmicas e vidros resistentes ao calor, lubrificantes para máquinas que operam a altas temperaturas. O carbonato de lítio é usado em medicamentos para combater a depressão bipolar ou a ansiedade.
Tabela periódica
Utilidades detergentes conseguidos pela combinação com ácidos gordos. Usado também no fabrico da borracha sintética ou do vidro. O sódio é um dos componentes do sal de cozinha (o cloro é o outro). E é um mineral importantíssimo para o organismo, atuando na transmissão de impulsos nervosos ou nas contrações musculares.
tabela periódica
Utilidades sabões à base de potássio, chamados «sabões moles», tais como os cremes de barbear. Os fogos de artifício são feitos a partir de clorato de potássio. O carbonato de potássio, por seu turno, é utilizado para fabricar vidros. Banana, abacate, ameixas ou tâmaras secas estão entre os frutos mais ricos em potássio. Batata-doce, beterraba, espinafres ou leguminosas, como feijão e ervilhas, são igualmente boas fontes de potássio e grandes amigos do coração.
Tabela periódica
Utilidades alguns relógios atómicos, sistemas de navegação GPS, vidros especiais ou fogos de artifício de cor púrpura. O rubídio aplica-se também na preparação de soporíferos e sedativos e no tratamento da epilepsia.
Tabela periódica
Utilidades relógios atómicos de alta precisão e também sistemas de propulsão iónica, uma das maneiras mais eficientes de impulsionar e colocar em órbita naves espaciais com um gasto mínimo de combustível.
Tabela periódica
Utilidades por causa da sua alta instabilidade e do curto tempo de vida (22 minutos), o frâncio não tem aplicação comercial. O seu uso está circunscrito a tarefas de investigação científica, sobretudo nos campos da biologia e da quântica. Uma das aplicações mais conhecidas é na construção de armadilhas de lazer para capturar átomos que permitem estudar as suas propriedades e potencialidades. O nome atribuído a este elemento químico da tabela periódica é uma homenagem a França.
Tabela Periódica
Utilidades por ser mais leve do que o alumínio, resistente a altas temperaturas e muito mais rígido do que o aço, o berílio forma com outros metais ligas metálicas para componentes de naves espaciais ou de ferramentas para exploração de gás e petróleo. Ligas de berílio e cerâmica são usadas em aplicações eletrónicas, smartphones ou em portas de carros. Entre muitos outros usos, o berílio destaca-se ainda na construção de aparelhos de raio-x ou de satélites de meteorologia.
Tabela periódica
Utilidades pela leveza do metal, o magnésio é utilizado em rodas e estruturas de equipamentos eletrónicos. O hidróxido de magnésio pode ser aplicado em alguns materiais como retardador de chamas. O hidróxido, o cloreto, o sulfato e o citrato de magnésio são utilizados em medicamentos. Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, são usados como material refratário em fornos para forjar ferro e aço. O magnésio é também vital no processo da fotossíntese, na formação de raízes ou ainda para acrescentar açúcar aos frutos.
Tabela periódica
Utilidades usado no fabrico de cimento e cal e também na agricultura na forma de calcário para corrigir a acidez dos solos. O sulfato e fosfato de cálcio estão também na base de fertilizantes. Vários compostos contendo cálcio são utilizados na indústria farmacêutica. No nosso organismo, o cálcio é fundamental para a formação da massa óssea, assegurando a boa saúde do esqueleto. É classificado na tabela periódica dos elementos químicos como metal da família dos alcalino-terrosos.
Tabela periódica
Utilidades fogos de artifício, principalmente para se obter cores avermelhadas. O cloreto de estrôncio faz parte da composição de alguns dentífricos para dentes sensíveis. As tintas que brilham no escuro podem conter aluminato de estrôncio.
Tabela periódica
Utilidades usado em diagnóstico por raios-x do sistema digestivo, em alguns tipos de venenos para ratos ou em fluídos de perfuração na indústria do petróleo e do gás. O nitrato de bário é utilizado para conferir a cor verde em fogos de artifício. Os compostos deste metal são aplicados em pequenas quantidades para produzir tintas e vidros. Velas de ignição, tubos de vácuo e lâmpadas fluorescentes são outras aplicações para este metal.
Tabela periódica
Utilidades algumas das aplicações do rádio devem-se às características radioativas, mas, por ser nocivo à saúde, acabou por ser substituído por outros elementos químicos mais seguros como o cobalto-60 ou o césio-137. É o caso da tinta luminescente em mostradores de relógio ou instrumentos de medidas, proibidos na década de 1930. O cloreto de rádio continua a ser usado em tratamentos para combater o cancro.
Tabela periódica
Utilidades ligas de escândio e alumínio são usadas nas bicicletas de alto desempenho. As suas ligas são utilizadas também nas indústrias aeroespacial e aeronáutica. O óxido de escândio é usado para lâmpadas de vapor de mercúrio, obtendo-se uma luz da mais alta qualidade.
tabela periódica
Utilidades adapta-se bem aos tecidos ósseos e, por isso, é usado para substituir articulações e em implantes dentários. Por ser resistente ao calor e menos denso que o aço, as suas ligas são muito úteis na indústria aeroespacial. Usados para fazer moedas e medalhas comemorativas, nas estruturas arquitetónicas e ainda nas carcaças dos relógios.
tabela periódica
Utilidades cerca de 80% do vanádio produzido é usado nas ligas metálicas dos trilhos de comboio ou como aditivo em aço. É utilizado também na produção de aço inoxidável para instrumentos cirúrgicos, ferramentas e molas super-resistentes. Emprega-se também em alguns componentes de reatores nucleares.
Tabela periódica
Utilidades alguns de seus óxidos e cromatos são usados como corantes e nas tintas. O aço inoxidável também contém crómio. É ainda usado no fabrico de vidros verdes.
Tabela periódica
Utilidades essencial no fabrico do ferro e do aço, devido às suas propriedades como fixador de enxofre, desoxidante, e no fabrico de ligas metálicas. A segunda maior aplicação do manganés é em ligas com o alumínio – uma quantidade muito pequena aumenta a resistência à corrosão devido a formação de grãos que absorvem as impurezas, evitando o seu desgaste. O corpo humano contém aproximadamente 12 mg de manganés, a maioria está armazenada nos ossos. Nos tecidos, está concentrado no fígado e rins, ajudando a regular o metabolismo, o que indiretamente evita o surgimento de problemas cardiovasculares. Além disso, também metaboliza a glicose, ajudando a manter estáveis os níveis de açúcares.
Tabela Periódica
Utilidades ligas metálicas, principalmente com aço, aplicadas na arquitetura, engenharia, automóveis, barcos e numa infinidade de outras finalidades. O cloreto de ferro é utilizado no tratamento de água e dos esgotos, enquanto o sulfato de ferro é aplicado em suplementos alimentares para tratar a anemia.
Tabela periódica
Utilidades essencial para fazer ímanes artificiais. Os sais de cobalto adicionados no fabrico de vidros, esmaltes, cerâmica e porcelana permitem obter uma cor azul brilhante e permanente. Serve, entre outras aplicações, para fazer elétrodos de baterias elétricas ou cabos de aço de pneumáticos.
Tabela periódica
Utilidades a maioria do níquel serve para fabricar aço inoxidável, mas uma boa parte é utilizado em superligas e cunhagens de moedas. É usado também em cordas de instrumentos musicais. As ligas níquel-cobre são muito resistentes a corrosão, utilizando-se em motores de barcos e na indústria química.
Tabela periódica
Utilidades usado desde a pré-história, o cobre é hoje aplicado em materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como o latão e o bronze. É usado também como antimicrobiano na esterilização de hospitais ou laboratórios.
Tabela periódica
Utilidades o óxido de zinco é muito importante para fabricar tintas, borracha, plásticos, cosméticos, baterias, pigmentos, sabões, entre outros. Uma das ligas mais importantes de zinco é o latão, que resulta da mistura com o cobre, ideal para moldar instrumentos de sopro.
Tabela periódica
Utilidades é aplicado em sistemas de geração de lasers ou em LED que produz luz branca. Também é importante na composição de cerâmicas supercondutoras de elevada temperatura.
Tabela periódica
Utilidades utilizado no revestimento de reatores nucleares ou como aditivo em aços obtendo-se materiais muito resistentes. O óxido de zircónio impuro emprega-se no fabrico de utensílios de laboratório – que suportam mudanças bruscas de temperaturas -, revestimentos de fornos e ainda no material refratário de cerâmica e do vidro. É um metal bem tolerado pelos tecidos humanos, podendo por isso ser usado em articulações artificiais.
Tabela periódica
Utilidades é muito usado nas ligas metálicas, em especial na produção de aços dos gasodutos. A estabilidade térmica das superligas que contêm nióbio é importante para fabricar motores de aviões, na propulsão de foguetes e em vários materiais supercondutores usados em equipamentos de diagnóstico médico ou de telescópios.
Tabela periódica
Utilidades forma ligas estáveis e duras com o carbono, e, por esta razão, a maior parte da sua produção mundial consiste no fabrico do aço, incluindo ligas resistentes e superligas. O pó do molibdénio é utilizado como um fertilizante para algumas plantas, tais como a couve-flor.
Tabela periódica
Utilidades a principal aplicação é na medicina nuclear e em técnicas de diagnóstico. O isótopo tecnécio-99 é utilizado como radiofármaco para a localizar tumores no cérebro, no baço, no fígado e na tiroide.
tabela periódica
Utilidades utilizado como catalisador em inúmeros processos químicos e como componente de diversos materiais eletrónicos, tais como resistências de chips e contatos elétricos. O óxido de ruténio é usado na produção de cloro. É incorporado ao titânio como elemento de liga para aumentar a resistência a corrosão. Na joalharia é usado para aumentar a resistência de peças de platina.
Tabela periódica
Utilidades é usado em ligas de platina, por exemplo, em joias e em refletores óticos dos holofotes e dos faróis, servindo ainda para revestir fibras e espelhos óticos. As suas recém-descobertas propriedades magnéticas permitem estudar novos usos na eletrotecnia (sensores, motores elétricos, geradores ou tecnologias para armazenar dados).
Tabela periódica
Utilidades é utilizado nos conversores catalíticos (em conjunto com platina e ródio) dos carros com a finalidade de reduzir as emissões de gases poluentes. É também usado em aparelhos que detetam monóxido de carbono ou no fabrico de instrumentos cirúrgicos.
Tabela periódica
Utilidades fabrico baterias de níquel-cádmio é o seu principal uso. Alguns sais são utilizados para fazer tintas (o sulfeto de cádmio é usado como pigmento amarelo). Alguns compostos de cádmio são aplicados como estabilizantes de plásticos como, por exemplo, no PVC. Além dos produtos fabricados, está presente também em combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás e madeira), cimentos e fertilizantes fosfatados.
Tabela periódica
Utilidades ligas para soldar, fabrico de espelhos ou joias. Alguns compostos de prata, como o nitrato, têm um efeito antisséptico no tratamento de irritações de membranas mucosas da boca e garganta. É também usada no tratamento de queimaduras (pomadas ou curativos com sulfadiazina de prata).
Tabela periódica
Utilidades pela alta capacidade em absorver neutrões, é usado em barras de controle para reatores de submarinos nucleares. Aplica-se também na remoção de resíduos de gases em lâmpadas incandescentes. O óxido de háfnio pode ser usado como isolante elétrico em microchips. Forma ligas com o tungstênio usadas em filamentos de lâmpadas e em elétrodos.
Tabela periódica
Utilidades um dos principais usos é na indústria eletrónica para resistores de telemóveis e no fabrico de muitos outros equipamentos como computadores portáteis, câmaras digitais, televisores ou carregadores de bateria. Por ser relativamente inerte no corpo humano tem aplicação também em implantes cirúrgicos, tais como placas para reparar fraturas cranianas, parafusos para fixar ossos partidos ou pinos para implantes dentários.
Tabela periódica
Utilidades o metal e suas ligas são utilizados como filamentos de lâmpadas incandescentes. O tungstênio é muito útil para fabricar materiais duros (ferramentas de corte, lâminas de perfuradoras, serras circulares ou tornos mecânicos) usados nas indústrias de metalo-mecânica, transformação de madeira, mineração, petróleo ou construção civil.
Tabela periódica
Utilidades as suas superligas resistentes a elevadas temperaturas são úteis para fabricar peças de motores de jatos e de foguetes. O Rénio-188 é usado no combate do cancro do pâncreas, enquanto os isótopos 188Re e 186Re podem ser empregues no tratamento do cancro do fígado.
Tabela periódica
Utilidades as ligas de ósmio podem ser usadas em agulhas de bússola ou de gira-discos. Uma liga de ósmio-platina é usada em implantes cirúrgicos, como pacemakers ou válvulas pulmonares artificiais.
Tabela periódica
Utilidades velas de ignição dos veículos motorizados, agulhas de seringas ou lentes de óculos de sol. O isótopo 192 do irídio é largamente usado no tratamento de radioterapia para tumores malignos. O irídio é o elemento com a maior densidade da tabela periódica e também o mais resistente à corrosão. Por isso, é largamente usado em ligas de alta resistência que precisam suportar altas temperaturas.
Tabela periódica
Utilidades pás de turbinas, discos rígidos para armazenar informações, joias, preenchimento de cavidades nos dentes, silicone, benzeno ou ácido nítrico. Um dos maiores usos da platina é como catalisador para reduzir a poluição dos motores a combustão. Os compostos de platina são muito importantes nos tratamentos de quimioterapia para combater o cancro.
Tabela periódica
Utilidades a joalharia é a aplicação mais óbvia, mas o ouro tem também funções essenciais na construção de computadores, sistemas de comunicações, naves espaciais, motores de reação na aviação, e em diversos outros produtos. Por ser um bom refletor de luz infravermelha, é utilizado como cobertura protetora em muitos satélites. Em 2019, investigadores indianos modificaram a química do material, transformando-o em «ouro negro». A experiência poderá servir para aplicações que vão da extração de energia solar até à dessalinização da água do mar.
Tabela periódica
Utilidades telescópios com espelho líquido, termómetros, elétrodos, barómetros, instrumentos para medir a pressão do sangue ou catalisador (em energia atómica). O mercúrio está entre os únicos cinco elementos da tabela periódica encontrados em estado líquido à temperatura ambiente.
Tabela periódica
Utilidades a leveza, a condutividade elétrica e a resistência à corrosão dão ao alumínio uma multiplicidade de aplicações, especialmente na engenharia aeronáutica. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha. Papel-alumínio, latas, embalagens Tetra Pak, janelas, portas, grades, ferramentas, utensílios de cozinha ou redes de transmissão elétrica de alta tensão são outros dos muitos produtos e objetos feitos a partir do alumínio.
Tabela periódica
Utilidades termómetros de alta temperatura, transístores ou espelhos. As ligas de gálio-alumínio em contato com água produzem uma reação química dando como resultado o hidrogénio. Essa propriedade tem sido estudada para substituir derivados de petróleo e outros combustíveis fósseis em motores movidos a gasolina ou diesel.
Tabela periódica
Utilidades válvulas de sistemas de proteção contra incêndios (sprinklers), ecrãs touch screen, painéis solares do tipo CIGS (Cobre-Índio-Gálio-Selénio), espelhos mais resistentes do que os feitos com prata.
Tabela periódica
Utilidades a liga de mercúrio com tálio pode ser usada em termómetros de baixas temperaturas. Os cristais de tálio bromo-iodo podem servir para fabricar detetores de infravermelho.
Tabela periódica
Utilidades as aplicações do germânio estão limitadas ao seu alto custo, optando-se sempre que possível por materiais mais em conta. A aplicação principal é como semicondutor em eletrónica, produção de fibras óticas, equipamentos de visão noturna ou quimioterapia em tratamentos conta o cancro.
Tabela periódica
Utilidades fabrico de telhas, correntes, âncoras ou ligas metálicas para revestir outros metais e protegê-los da corrosão. Os recipientes de aço e estanho são usados para a conservar alimentos. Os sais de estanho são aplicados em espelhos e na produção de papel, remédios e fungicidas.
Tabela periódica
Utilidades barreiras para proteger contra radioatividade e raios-X, pesos para exercícios físicos, equipamento de mergulho e quilhas de embarcações, inseticidas, recipientes para líquidos corrosivos, como o ácido sulfúrico, entre outros.
Tabela periódica
Utilidades o antimónio é usado principalmente em ligas metálicas para dar resistência contra o fogo. Detetores de infravermelhos, baterias de carros, revestimentos de cabos ou medicamentos para o tratamento da Leishmaniose são outros exemplos em que o antimónio exerce uma função determinante.
Tabela periódica
Utilidades o oxicloreto de bismuto é usado em cosméticos e tintas. O bismuto também tem uma função essencial nos sistemas de combate à incêndios, sobretudo em sprinklers. Fibras acrílicas e ligas maleáveis com ferro são outros produtos feitos também a partir deste elemento.
Tabela periódica
Utilidades usado em escovas que removem a poeira acumulada em filmes fotográficos. O polónio nestas escovas é selado, controlando o perigo da radiação. Este elemento tem sido usado em dispositivos que eliminam cargas estáticas produzidas nas indústrias de laminação de papel, laminação de plásticos e fiação de fibras sintéticas na indústria têxtil, entre outras.
Tabela periódica
Utilidades metade da aplicação mundial dos compostos de boro está na produção de aditivos para fibras de vidro, aplicadas em isolamento. Os seus compostos também servem para fabricar cerâmicas ou fertilizantes na agricultura.
Tabela periódica
Utilidades combustíveis, óleos, plásticos, diamantes, grafite ou varetas de proteção de reatores nucleares. As pastilhas de carbono são usadas na medicina para absorver as toxinas do sistema digestivo e como remédio para a flatulência. O carbono finamente dividido pode ser adicionado em tintas e em pneus. O carbono é um dos elementos mais versáteis da tabela periódica e um componente-chave de toda as formas de vida no planeta, surgindo também em mais de 10 milhões de compostos orgânicos. É capaz de formar ligações com oxigénio, hidrogénio e nitrogénio, dando origem a moléculas orgânicas.
Tabela periódica
Utilidades no combate a incêndios em equipamentos que não podem levar água e espuma ou ainda na refrigeração e conservação de alimentos que precisam ser transportados para grandes distâncias. É usado para encher os pneus de carros de corrida e aeronaves, reduzindo os problemas causados pela humidade e oxigénio. Serve para conservar amostras biológicas, como óvulos para inseminação artificial. O nitrogénio é um elemento comum no Universo. Conhecido também por azoto, é encontrado em compostos orgânicos em todos os seres vivos, animais e plantas. As proteínas, por exemplo, são moléculas gigantes, contendo nitrogénio chamados de    aminoácidos.
Tabela periódica
Utilidades botijas de mergulho ou cilindros para escalada a altas altitudes, na produção de aço e nas soldaduras. Em processos que envolvem combustão, o oxigénio reduz a quantidade de combustível, diminuindo as emissões de CO2. Permite, ainda, reduzir a formação de óxidos de nitrogênio (NOx) — substâncias nocivas para o homem e o ambiente. Entre inúmeras utilidades, é usado ainda em doentes internados com doenças bronco-pulmonares e com dificuldades em respirar (oxigenoterapia).
Tabela periódica
Utilidades o silício, presente na argila, granito, quartzo, areia e em todas as águas naturais, é o principal componente do vidro, do cimento, da cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones. Por ser resistente a altas temperaturas, flexível, isolante e resistir ao ataque de ácidos ou de bactérias, é usado em telhas, tanques e outros materiais de construção civil. É um mineral muito importante para o bom funcionamento do organismo humano, obtido em frutas, legumes e cereais. O silício é o segundo elemento químico da tabela periódica mais abundante na Terra, depois do oxigénio.
Tabela periódica
Utilidades é um dos ingredientes da pasta de dentes, dos palitos de fósforo, de detergentes, de pesticidas, fertilizantes para agricultura, entre outros produtos. O fosfato de cálcio é utilizado como pó de confeiteiro (açúcar em pó) para bolos. Os fosfatos conhecidos como ortopolifosfatos são usados na medicina para prevenir e tratar doenças como osteoporose, artrite reumatoide, artrose, cálculos renais, sendo também benéficos para a memória e raciocínio. Está presente em todas as membranas celulares, integrando a estrutura de ossos e dentes. Diversos alimentos contêm fósforo, como carnes, aves, peixe, ovos ou lácteos. O fósforo não se encontra na Natureza e foi o primeiro elemento da tabela periódica a ser isolado em laboratório. Quem o descobriu foi alquimista alemão Hanning Brand em 1669 quando estava à procura da pedra filosofal (ouro ou elixir da longa vida).
Tabela periódica
Utilidades o enxofre, reconhecido como elemento químico da tabela periódica por  Antoine Lavoisier, é usado em muitos processos industriais como é o caso do ácido sulfúrico para baterias, da pólvora ou da vulcanização da borracha. Também tem utilidade no fabrico de fungicidas e fertilizantes. Os sulfitos são utilizados para branquear o papel e conservar bebidas alcoólicas. O enxofre, após oxidado, transforma-se em gás sulfito, utilizado para clarear o caldo de cana-de-açúcar e obter o açúcar refinado. É um elemento sem cheiro. O pivete a ovos podres que se atribui a ele vem dos seus compostos voláteis, como o sulfeto de hidrogénio. O enxofre é abundante nas regiões vulcânicas, podendo ser encontrado em alguns vegetais como na cebola e na mostarda, nas proteínas e também nos ovos.
Tabela periódica
Utilidades o arsénio utiliza-se como aditivo do chumbo nos grãos para armas de caça, como raticida e inseticida, para conservar peles e, no fabrico de vidro, como descorante. O composto mais conhecido é o trióxido de arsénio (As2O3), veneno altamente tóxico. A décima parte de um grama pode provocar a morte. É considerado um dos cinco elementos químicos mais letais do mundo.
Tabela periódica
Utilidades um dos seus usos é no fabrico de células fotoelétricas devido a sua propriedade de transformar luz em energia elétrica. É utilizado no fabrico do vidro e de tintas com cores avermelhadas e ainda como catalisador em reações químicas. Os sulfetos são aplicados nos shampôs anticaspa. É encontrado em pequenas quantidades em rochas e nos solos e ainda no pão, nos cereais, na castanha do Pará, nos peixes, nas carnes e nos ovos. Está presente no organismo humano na forma de aminoácidos incorporados em proteínas, que desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo – atua como um antioxidante, estimula o sistema imunológico e intervém na atividade da glândula tireoide.
Tabela periódica
Utilidades em painéis solares (telureto de cádmio), na vulcanização de borrachas, como pigmento azul para colorir o vidro; em ligas com o chumbo e o cobre e ainda nas técnicas de laser e de semicondutores.
Tabela periódica
Utilidades uma grande quantidade de medicamentos contém átomos de flúor nas moléculas dos princípios ativos. Os compostos com flúor são acrescentados na água potável e em dentífricos para prevenir as cáries nos dentes. Os gases fluorados são utilizados em ares-condicionados, embora sejam gases de efeito estufa e afetem a camada de ozono. O teflon (antiaderente para panelas e frigideiras) é um polímero que também contém flúor.
Tabela periódica
Utilidades usado no tratamento de água para consumo humano e nas estações de tratamento de esgotos. É ainda utilizado no fabrico de PVC, na produção de papel, têxteis, corantes, medicamentos, inseticidas ou solventes. Foi também usado como a primeira arma química na I Grande Guerra (1914-1918).
Tabela periódica
Utilidades como um aditivo retardador de chamas, principalmente em plásticos, em sistemas de purificação de água, na limpeza de piscinas, em corantes e pigmentos, em fluídos de perfuração de poços de petróleo, em aditivos nas gasolinas, inseticidas, entre outros. A maior parte do bromo é encontrado no mar. No estado líquido é perigoso para o tecido humano e os seus vapores irritam os olhos e a garganta.
Tabela periódica
Utilidades usado na indústria farmacêutica e como desinfetante na medicina. Aplicado também em tintas para impressão, corantes e pigmentos e usado como teste para detetar a presença de amido. É ainda adicionado no sal de cozinha para prevenir o bócio, doença causada pela deficiência de iodo na alimentação. O isótopo radioativo iodo-131 é, por vezes, utilizado para tratar o cancro na tireoide. O iodeto de prata é usado para provocar chuvas artificiais.
Tabela periódica
UtilidadesLocalizado no grupo 17 da tabela periódica, o Ástato é usado apenas em investigações científicas, especialmente em materiais radioativos para fazer diagnósticos e terapias.
Tabela periódica
Utilidades usado em dirigíveis e balões de ar quente. Misturado com o oxigénio permite tratar casos graves de asma e bronquiolite e ainda mergulhar no mar a grandes profundidades. Serve ainda para refrigerar reatores nucleares e, claro, para encher os balões nas festas de aniversário e nas feiras. O hélio é um gás nobre, isto é, não reage com outros elementos, e tem o menor ponto de evaporação da tabela periódica.
Tabela periódica
Utilidades o tom roxo-alaranjado da luz emitida pelos tubos de néon é usado para a fabricar reclames luminosos. O néon líquido é também comercializado como elemento para refigerar a baixíssimas temperaturas (criogénico). A sua luz é ainda usada para leitores de códigos de barras em produtos à venda nas lojas ou supermercados.
Tabela periódica
Utilidades argónio é um dos seis gases nobres da tabela periódica e é usado para determinar a data de objetos, podendo estabelecer idades de mais de um milhão de anos. O árgon-39 é usado para datar núcleos de gelo e águas subterrâneas. É utilizado também no fabrico de extintores de incêndios, entre outras aplicações.
Tabela periódica
Utilidades lâmpadas incandescentes e fluorescentes. É também misturado com néon e árgon para iluminar as pistas de aeroportos, já que o alcance da luz vermelha emitida é suficientemente forte para se sobressair em más condições climatéricas. O laser de crípton é usado em medicina para cirurgia da retina do olho.
Tabela periódica
Utilidades lâmpadas de xênon – ou lâmpadas de descarga de alta intensidade – são conhecidas como as mais eficientes tanto em consumo de energia como em capacidade de iluminação. O gás também serve para fabricar lâmpadas esterilizadoras usadas para desinfetar laboratórios ou espaços clínicos. Anestésico aplicado em anestesias gerais ou o seu uso na propulsão de foguetes espaciais são também outras utilidades.
Tabela periódica
Utilidades lentes óticas para câmaras de máquinas fotográficas e telescópios, válvulas eletrónicas, vidro absorvente de radiação infravermelha, pedra de isqueiros, entre outros.
Tabela periódica
Utilidades usado para a produção de ligas de alumínio, aços e ferros. O óxido de cério é usado como abrasivo na indústria de polimento de vidros.
Tabela periódica
Utilidades usado para produzir ligas metálicas de alta resistência térmica e mecânica utilizadas em componentes de motores de avião e de filamentos para lâmpadas de projetores cinematográficos. É ainda utilizado para fabricar vidros de óculos de proteção.
Tabela periódica
Utilidades faz parte do grupo das terras raras na tabela periódica e confere cores delicadas aos vidros, variando do violeta puro ao cinza-claro. Os cristais são usados por astrónomos para calibrar espectrómetros e filtros de radiação infravermelha.
Tabela periódica
Utilidades os seus sais luminescentes podem ser usados para iluminar ponteiros e mostradores de relógios. Espera-se que o promécio venha a ser, no futuro, uma fonte portátil de raios-X e de calor para serem aplicados em sondas espaciais, satélites artificiais e dispositivos médicos. Tal como se acredita que possa a vir a ser útil para produzir lasers capazes de assegurar a comunicação com submarinos a navegar na profundeza dos mares.
Tabela periódica
Utilidades em iluminação de cenários e projetores de filmes, como absorvente de neutrões em reatores nucleares ou ligas para a produção de fones de ouvido. A liga de samário-cobalto (SmCo5) é usada para fabricar ímanes muito mais resistentes e poderosos do que qualquer outro material magnético conhecido.
Tabela periódica
Utilidades por causa da sua capacidade em absorver neutrões, este metal está a ser estudado para vir a ser usado em reatores nucleares. O seu óxido era utilizado em cinescópios de televisores a cores. É também aplicado no processo de fabrico de vidros fluorescentes.
Tabela periódica
Utilidadessoluções de compostos de gadolínio são usadas como contrastes intravenosos para realçar imagens em ressonância magnética. O gadolínio é também utilizado para fabricar compact discs (CD) e memórias de computador. Por possuir propriedades metalúrgicas pouco comuns, quantidades pequenas de gadolínio são adicionadas a ligas de ferro para aumentar a resistência à corrosão.
Tabela periódica
Utilidadessurge na tabela periódica com o símbolo Tb. Usado em lâmpadas de baixo consumo e em ligas metálicas para a produção de dispositivos eletrónicos. Os sais de térbio podem ser usados em equipamentos de laser.
Tabela periódica
Utilidades O disprósio é usado, em conjunto com o vanádio e outros elementos, como componente de materiais para lasers. Utilizado também no processo de fabrico de CD. Estuda-se atualmente a sua aplicação em barras de refrigeração de reatores nucleares.
Tabela periódica
Utilidades usado como gerador de campos magnéticos, em reatores nucleares e na produção de lasers. É igualmente um aditivo aplicado em ligas metálicas e o seu óxido (amarelo) é utilizado para colorir vidros.
Tabela periódica
Utilidades era usado como filtro fotográfico e ainda em tecnologia nuclear como um absorvente de neutrões. O óxido de érbio, por ter uma coloração rosada, é também usado para colorir vidros e porcelanas. Uma das aplicações mais comuns é a dopagem de fibras óticas usadas em sistemas de comunicação.
Tabela periódica
Utilidades em notas de euro para evitar fraudes, em lasers com aplicação em cirurgias ou em equipamentos de produção de micro-ondas.
Tabela periódica
Utilidades por ser um elemento químico muito caro, sua aplicação é limitada, encontrando-se alguns usos na indústria do petróleo ou em ligas metálicas. Os íones de lutécio mostram potencial para uso em relógios atómicos de altíssima precisão
Tabela periódica
Utilidades não tem aplicações industriais significativas. O Ac-225 é empregado em medicina na produção de Bi-213 para radioterapia. É usado para gerar energia em sondas de espaço profundo.
Tabela periódica
Utilidades detetores de sísmicos, aditivos em aços inoxidáveis ou relógios atómicos de alta estabilidade.
Tabela periódica
Utilidades usado em lentes fotográficas especiais, para revestir fios de tungstênio dos equipamentos eletrónicos ou em ligas para aumentar a resistência mecânica e a resistência a elevadas temperaturas do magnésio.
Tabela periódica
Utilidades por ser escasso, altamente tóxico e radioativo, a sua aplicação limita-se praticamente às experiências científicas feitas em laboratório.
Tabela periódica
Utilidades a aplicação mais importante do urânio é como combustível nuclear. É também utilizado na datação de rochas e em armamento nuclear. O urânio é o último elemento químico natural da tabela periódica e o primeiro em que se descobriu a radioatividade.
Tabela periódica
Utilidades combustível nuclear, armas de destruição maciça.
Tabela periódica
Utilidades armas e reatores nucleares e sondas espaciais.
Tabela periódica
Utilidades é utilizado em detetores de fumos ou medidores industriais. Foi usado também para calibrar a espessura de vidros, permitindo obter vidros bastante planos.
Tabela periódica
Utilidades O cúrio-242 e o cúrio-244 podem ser utilizados em marca-passos (pacemarkers) e instrumentos de localização usados em lugares remotos da Terra ou em missões espaciais. Pode ser igualmente útil em geradores termoelétricos.
Tabela periódica
Utilidades fora da investigação científica, o berquélio não apresenta nenhuma aplicação industrial.
Tabela periódica
Utilidades o principal uso é como fonte de neutrões para estudo do solo terrestre ou de outros planetas através de sondas espaciais. É o metal mais caro do mundo e só pode ser comprado por uma organização internacional credenciada.
Tabela periódica
Utilidades o elemento foi identificado pela primeira vez nos destroços deixados pela explosão da primeira bomba de hidrogénio, em 1952. Não são conhecidos usos comerciais deste elemento.
Tabela periódica
Utilidades nenhum uso conhecido. Somente quantidades ínfimas de férmio foram produzidas ou isoladas em laboratório, não se conhecendo, por isso, as suas propriedades químicas. O Férmio foi observado pela primeira vez nas partículas radioativas no teste nuclear de Ivy Mike, em 1952 na ilha de Enewetak, no Pacífico.
Tabela periódica
Utilidades Não há nenhuma aplicação conhecida para o mendelévio.
Tabela periódica
Utilidades metálico e radioativo, o nobélio foi identificado em 1958, mas muito pouco se conhece sobre as suas propriedades, não tendo qualquer uso fora das pesquisas científicas.
elemento químico
Utilidades Tão pouco se conhece sobre este elemento da tabela periódica, que nem sequer há certezas sobre o seu aspeto. Sintetizado por investigadores americanos, em 1961, desconfia-se que é um elemento metálico de cor branca prateada ou cinza.

 💥Se gostas de enigmas da Ciência, lê ou relê também este artigo: Por que tem o corpo humanos partes inúteis?