Responde ao quiz e descobre as histórias e as tradições da festa do Ano Novo. Das mais estrambólicas às mais convencionais, há muitas maneiras de celebrar o ritual da passagem de ano. Todas elas com o mesmo propósito: esperar que os 366 dias do próximo ano (bissexto) tragam muita paz e amor. Esses são também os votos do Bicho-Que-Morde: feliz 2024 para todos!
1️⃣ Desde quando se celebra o Ano Novo?
Idade Média.
Resposta errada. O que surgiu nesse período foi o Carnaval, embora algumas características da tradição carnavalesca tenham sido herdadas de celebrações da Antiguidade, especificamente dos mesopotâmios, gregos e romanos.
1886.
Resposta errada. Esse é o ano da histórica greve geral de Chicago, no dia 1 de maio. A 14 de julho de 1989, a data foi escolhida pelo Congresso Operário Internacional, em Paris, para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador.
Quatro mil anos.
Resposta correta. O ritual da passagem de ano já era comum há quatro mil anos, na Babilónia, cidade principal da Mesopotâmia. O Ano Novo era celebrado pelos babilónicos no surgimento da lua nova, que marcava o início da primavera, na qual os dias e noites tinham a mesma duração. A data era possivelmente comemorada a 19 de março.
⏳
2️⃣ Quem inventou as resoluções de Ano Novo?
Romanos.
Resposta correta. No Império Romano, a tradição mandava começar cada ano com promessas dirigidas a Jano, o deus das mudanças e das transições, que deu nome ao mês de janeiro. Mas vale a pena ler também a resposta errada.
Assírios.
Resposta incorreta. Mas o Império Assírio é um dos prováveis inventores do gesto de apertar a mão. A primeira evidência dessa prática encontra-se numa imagem gravada num trono do antigo Império Assírio, há três mil anos, mostrando dois homens a apertar a mão, gesto que representava a resolução de um conflito ou o estabelecimento de um acordo.
⏳
3️⃣ Quais destes três países não celebra o Ano Novo a 1 de janeiro?
China.
Resposta correta. Os chineses seguem o calendário lunar e a data para celebrar a chegada do Novo Ano não é fixa, acontecendo entre o final de janeiro e início de fevereiro.
Tailândia.
Resposta correta. Os tailandeses seguem o calendário budista e comemoram o Ano Novo entre 13 e 15 de abril.
Etiópia.
Resposta correta. Os etíopes guiam-se pelo calendário juliano, com 13 meses. O Ano Novo coincide com o dia 11 de setembro do calendário gregoriano ou dia 12 nos anos bissextos.
⏳
4️⃣Qual destes países tem por tradição partir a loiça na véspera de Ano Novo?
Grécia.
Resposta incorreta. Na Grécia, o costume é pendurar uma cebola na porta, tradição que vem da Antiguidade e simboliza fertilidade e prosperidade.
Dinamarca.
Resposta correta. Durante o ano, os dinamarqueses guardam pratos, copos, canecas e tudo o mais que está lascado ou partido para usá-los na véspera do Ano Novo. O costume é ir, antes da meia-noite, até à casa de amigos e familiares e atirar a loiça na entrada. Quanto mais cacos à porta, na manhã seguinte, melhor será o ano.
Roménia.
Resposta errada. A tradição romena é sair vestido de urso e dançar pelas ruas, visitando as casas de amigos e família. A fantasia serve para assustar e manter o mal à distância durante o ano que começa.
Cuba.
Resposta errada. O costume cubano é encher todos os pratos da casa com água e despejá-los pela janela para afastar as tristezas, limpar as más energias e dar boas-vindas ao Ano Novo.
⏳
5️⃣ De onde vem a palavra Réveillon?
Francês.
Bien sûr! A palavra francesa significa “acordar” e é usada no sentido de despertar para o Novo Ano. Inicialmente, no século 17, era utilizada para grandes eventos como os jantares de gala. No século 19 passou a ser usada para a ceia de Natal e, com o tempo, tornou-se popular para descrever a festa da passagem de ano.
⏳
6️⃣ Quem é o autor da frase: “A New Heart for a New Year, always!”?
Rainer Maria Rilke.
Resposta errada, mas o poeta e romancista austríaco é famoso por outra citação: “E agora damos as boas-vindas ao novo ano, cheio de coisas que nunca existiram”.
Charles Dickens.
Resposta certa. “A New Heart for a New Year, always!”, pode ser traduzido para “Um Coração Novo para um Ano Novo, sempre!” e surge no livro Os Sinos (1844).
Lucius Séneca.
Resposta errada. Ao filósofo e escritor do Império Romano é atribuída uma outra frase: “Cada novo começo vem do fim de algum outro começo”.
⏳
7️⃣ Que povo come feijão na véspera de Ano Novo?
Filipinos.
Resposta errada. Os filipinos acreditam que comer 12 frutas diferentes – uma para cada mês – no dia do Ano Novo, traz sorte e prosperidade.
Argentinos.
Resposta certa. Os feijões não podem faltar na mesa da festa de fim-de-ano dos argentinos. Comê-los pouco antes da meia-noite irá trazer segurança no emprego durante todo o ano.
Estónios.
Resposta errada. Na Estónia, a tradição é fazer entre sete e 12 refeições no dia do Ano Novo para ganhar a força equivalente a 12 homens. O costume também implica tirar uma soneca entre as refeições.
Alemães.
Resposta errada. O costume alemão é comer carne de porco, símbolo de progresso. Outros países como Áustria, Suíça e Irlanda fazem o mesmo, acreditando que a sua carne gordurosa é sinal de carteiras bem recheadas. Os alemães, inclusive, acham que este animal é tão afortunado que oferecem porcos de maçapão, conhecidos como Glücksschwein (porcos da sorte), como presentes no Ano Novo.
Holandeses.
Resposta errada. Comer donuts na noite de fim-de-ano, para os holandeses, simboliza uma volta completa do ano que termina. O costume também é popular na Grécia e no México.
⏳
8️⃣ Qual é o primeiro país a festejar o Ano Novo?
Kiritimati.
Resposta correta. A ilha do arquipélago de Kiribati e a Samoa, na Polinésia Francesa, são os primeiros a entrar no Ano Novo, quando são 10h00 em Portugal Continental.
Havaí.
Resposta errada. O estado americano é o último a comemorar o Ano Novo. Os festejos arrancam 10 horas depois de Portugal entrar no Ano Novo.
Japão.
Resposta errada. Japão, juntamente com a Coreia do Sul e a Coreia do Norte é o terceiro bloco de países a festejar a chegada do Ano novo.
⏳
9️⃣ O branco é usado em que cultura como símbolo da paz no Ano Novo?
Bolívia.
Resposta errada. Os bolivianos acreditam que usar roupa interior amarela na passagem de ano traz sorte para o resto do ano.
Itália.
Resposta errada. Vermelho é a estrela na mesa e no vestuário a usar no Ano Novo, significando boa sorte.
Brasil.
Resposta certa. O costume tem origem no culto a Iemanjá, a divindade dos oceanos e padroeira dos pescadores. São feitas oferendas em forma de pedidos, em que as pessoas têm de estar vestidas de branco. Se a oferta for levada mar adentro, o desejo será realizado. Se regressar à praia, foi rejeitado.
⏳
🔟 Em que país (ou países) as festividades do Ano Novo coincidem com o dia da independência?
Haiti.
Resposta certa. A 1 de janeiro de 1804, o Haiti tornou-se uma república independente, declarando-se livre do domínio colonial francês e da escravidão.
Brunei.
Resposta certa. Brunei, protetorado britânico desde 1888, conquistou a independência no 1º dia de janeiro de 1984, proclamando um sultanato islâmico.
Sudão.
Resposta certa. A República do Sudão alcançou formalmente a sua independência do Reino Unido e do Egito a 1 de janeiro de 1956. Entre 1899 e 1956, o Reino Unido governou o Sudão através do Condomínio Anglo-Egípcio. Durante este período, os administradores britânicos dividiram o país em duas regiões distintas, Norte e Sul do Sudão.
⏳
1️⃣1️⃣ Qual é a superstição de fim-de-ano mais popular entre os portugueses?
Comer 12 passas de uva nos últimos 12 segundos do ano velho.
Resposta certa. A tradição tem origem em Espanha e remonta pelo menos ao ano de 1895. O costume tornou-se popular a partir de 1909, data em que os viticultores utilizaram a superstição para vender as suas uvas. A crença é que comer 12 uvas traz sorte e prosperidade para todos os meses do ano. Os portugueses aproveitam para pedir um desejo para cada uva.
Brindar com champanhe ou espumante.
Resposta certíssima! A tradição do champagne no Ano Novo tem suas raízes na França, no século XIX. A bebida era considerada a mais luxuosa e símbolo de status para celebrar ocasiões importantes.
Bater tachos e panelas.
Resposta correta. A tradição tem origem em antigos rituais pagãos para afugentar os maus espíritos.
⏳
1️⃣2️⃣ Qual é o melhor desejo para o Ano Novo?
Cilca aqui para ler a resposta.
Doze meses de alegrias e cumplicidade com amigos e família; 52 semanas de muita saúde, 366 dias de sucesso no trabalho e na escola, 8.760 horas de justiça e paz no mundo; 525.600 minutos de solidariedade para com quem precisa e 31.536.000 segundos de imensa felicidade.