Só neste título estão duas expressões da cultura popular que vieram das torturas da Inquisição, instituição formada pelos tribunais da Igreja que perseguiram, julgaram e castigaram os que não seguiam a fé católica. Começou em França, ainda no século 12, para combater seitas religiosas e estendeu-se mais tarde por outros países da Europa. Em Portugal, surgiu em 1536 e só acabou oficialmente em 1821, tendo sido usada principalmente para converter ao cristianismo, através da força e do terror, judeus e muçulmanos. D. João III – que reinou entre 1521 e 1557 – alargou a autoridade dos tribunais para outras áreas como adivinhação ou feitiçaria.

Pôr a mão no fogo

 Inquisição

Significado Acreditar totalmente em algo ou em alguém, sem medo de vir a ser enganado.

Origem Durante a Inquisição, para se provar a inocência, era preciso superar uma verdadeira prova de fogo: segurar uma barra de ferro em brasa e caminhar alguns passos diante dos juízes e das testemunhas. De seguida, a mão era enfaixada num tecido embebido numa cera durante três dias. Ao fim desse tempo, abria-se o pano e, se a mão estivesse ilesa, significava que era inocente. O contrário queria dizer que era culpado e não merecia proteção divina.

Jurar a pés juntos

Inquisição

 Significado Garantir que é verdade, assegurar que não está a mentir

Origem  Desgraçados dos que caíam nas más graças da Inquisição. Bem podiam suplicar que ninguém tinha piedade deles. Quando acusados de heresias, passavam por vários tipos de tortura, entre os quais, ter os pés e as mãos amarrados. Em algumas situações, eram também pendurados de cabeça para baixo e assim permaneciam até confessarem os seus supostos pecados. Por vezes, juravam de pés juntos terem cometido os crimes só para acabar com o suplício.

Vestir a Carapuça

Inquisição

Significado Assumir a culpa, reconhecer a custo que uma situação se aplica a si próprio.

Origem Quem era julgado no tribunal do Santo Ofício apresentava-se com traje próprio para assumir a culpa: túnica lisa, sem braços e só com abertura para a cabeça e um capuz pontiagudo ou de três pontas.

Clica numa das imagens para leres o significado de outras expressões populares:

As preferidas do Bicho-Que-Morde

Saídas da Grécia Antiga

Saídas da Bíblia

Histórias da Realeza