Os alimentos emparelhados só porque sabem bem são viciantes, mas sugam as energias, impedem que as melhores qualidades venham ao de cima e evidenciam o pior de cada um. Os maiores erros, neste capítulo, curiosamente, são cometidos pelos adultos, mas há muitos disparates que tanto gente grande como pequena faz. Ora vamos lá tomar atenção a estas combinações azaradas.
Hambúrguer + cerveja
Se conheceres adultos que fazem esta combinação azarada, deixa este aviso: ao ingerir estes dois alimentos na mesma refeição, ambos processados pelo fígado, o corpo dá prioridade ao álcool porque o reconhece como uma toxina. Toda a gordura do hambúrguer fica, por isso, livre para flutuar na corrente sanguínea e instalar-se confortavelmente no tecido gordo.
Ovos + bacon (ou tofu + feijão)
Ingerir vários alimentos ricos em proteínas na mesma refeição faz com que o organismo tenha muita dificuldade em processar essas grandes quantidades de proteína. O melhor é optar por apenas um tipo de proteína e combiná-la com vegetais ou cereais.
Chá + leite
Esta combinação é sobretudo popular entre indianos e britânicos, mas não é grande ideia. O chá preto é rico em antioxidantes, mas o leite de vaca ou de soja corta esses benefícios. O mesmo acontece com a cafeína do chá ou do café, que impede a entrada ao cálcio.
Pão branco + compota (ou refrigerante +batata frita)
Combinar pão branco e compota ou refrigerante e batatas fritas é o caminho mais rápido para disparar o açúcar no sangue, obrigando o organismo a duplicar o esforço para eliminá-lo, através da insulina libertada pelo pâncreas. A energia e o humor são as primeiras vítimas dessa combinação, mas, a longo prazo, esse processo pode desgastar o pâncreas, facilitando as diabetes.
Lentilhas + vinho tinto
Quando os taninos do vinho se misturam com fontes de ferro à base de plantas como lentilhas e soja, o corpo perde a capacidade de absorver este mineral.
Café & vegetais de folhas escuras
Cafeína dificulta a absorção do ferro presente em vegetais de folhas verdes escuras, daí ser muito pouco recomendável rematar um almoço ou jantar ricos em ferro com café. Se é o caso dos teus pais ou dos teus avós, diz-lhes que a melhor forma de contornar esta combinação azarada será esperar uma meia hora após a refeição para tomar o expresso.
Chá verde & couve
Os alimentos ricos em ferro como a couve anulam o poder antioxidante do chá verde, sobretudo as suas propriedades anti-inflamatórias, conclui o estudo conduzido na Penn State University.
Leite & amêndoas
Amêndoas, nozes ou outras plantas sementeiras inibem a capacidade do organismo em absorver o cálcio do leite.
Fruta + principais refeições
Esta é difícil de engolir, mas segundo a medicina tradicional indiana, Ayurveda, a fruta, por ser de rápida absorção, só deve ser comida entre as refeições. Ao ser consumida imediatamente antes ou depois, elas permanecem tempo de mais no estômago, acabando por fermentar e libertar mais açúcar. O mesmo acontece quando se misturam frutas em pratos principais e saladas de vegetais.
Vinho + sobremesa
Esta dica é para os teus pais e para todos os adultos que vires a fazer este disparate. O vinho e as sobremesas como bolo de chocolate, mousses, tartes ou qualquer outro doce é uma gulodice que sai muito caro. O álcool converte o açúcar em gorduras saturadas, imediatamente armazenadas no corpo.
Carne assada + puré de batata
Sendo ricas em carboidratos, tanto a carne como a batata são complicadas de digerir. Além disso, contêm grandes quantidades de gorduras saturadas e, sendo pobre em fibras, podem prender os intestinos.
Oxalato (beterraba) + cálcio (queijo)
Os oxalatos são sais que inibem a entrada de cálcio e estão presentes em muitos alimentos, como beterrabas, quiabos, espinafres, batata doce, chá, chocolate ou produtos de soja. Nenhum destes alimentos, portanto, combina com pratos cozinhados com iogurtes, laranja, leite, manteigas, milho, queijos, aveia, sardinhas, entre outros alimentos ricos em cálcio. O álcool consumido em quantidades exageradas também é um inibidor de cálcio.