ENCICLOPÉDIA DOS PORQUÊS

InícioENCICLOPÉDIA DOS PORQUÊS

Por que devemos agradecer ao fígado todos os dias?

Obrigado, querido fígado. Sem ti, não poderíamos apreciar o lado belo da vida. Está na hora de reconhecer tudo o que fazes pela nossa saúde.

Por que é o comboio muito melhor do que o avião?

Uma viagem – uma verdadeira viagem - tem milhares de pontos entre a partida e a chegada que se revelam pela janela do comboio.

Por que é preciso praticar a bondade todos os dias?

Investigações recentes dizem que a bondade nasce connosco, mas é tão frágil que precisa de treino diário para não desaparecer.

Os grandes porquês sem resposta da ciência

Por mais que a ciência, o conhecimento e a tecnologia avancem, haverá sempre porquês sem respostas. Alguns mistérios estão prestes a serem desvendados, outros...

Por que gosta o português tanto de comer?

A comida é tão importante que nenhuma outra cultura tem tantas expressões e provérbios a abarrotar de petiscos.

Por que tudo o que é preciso saber está na tabela periódica?

Tudo, tudo é um exagero, obviamente, mas muito do que a Humanidade já criou não seria possível sem um ou mais elementos da tabela periódica.

Por que damos nomes e alcunhas aos nossos animais?

Em muitos aspetos, os animais são mesmo parecidos connosco. Se são donos de uma personalidade tão forte, faz todo o sentido que tenham nomes como nós.

Como dar ordens aos animais em línguas diferentes?

Os animais entendem não só as palavras como as entoações que colocamos nessas palavras.

Por que são as conversas dos animais diferentes de país para país?

Derek Abbott, investigador da Universidade de Adelaide, na Austrália, coordenou um inquérito internacional para descobrir como as pessoas imitam os sons que um mesmo animal faz em diferentes lugares do planeta.

Por que é o inútil, afinal, útil?

Bicho-Que-Morde mostra como é um desperdício não dar importância ao que parece inútil, mas, afinal, é de grande utilidade.

Por que é o pequeno-almoço importante para todo o mundo?

O pequeno-almoço é uma festa de sabores muito variado de país para país. Delicia-te com os 12 menus que o Bicho Que Morde preparou para ti.

Por que é preciso deixar o bacalhau em paz?

O bacalhau precisa da nossa ajuda. Não podemos mais comê-lo de 1001 maneiras se quisermos que continue na mesa portuguesa.

A não perder